A saúde da mente aplicada com conhecimento

Assistência psicológica

 

Alguns planos de saúde cobrem este tipo de atendimento, mas, se você não tem convênio médico, selecionamos algumas opções gratuitas ou por contribuição consciente disponíveis.

 

O apoio de um profissional é uma das principais atitudes, que a pessoa que está passando por algum transtorno psíquico precisa tomar, mas nem sempre é possível pagar um atendimento psicológico.

Segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, locais onde existem Centros de Apoio Psicossocial, os CAPS, ou uma iniciativa do SUS, o risco de suicídio reduz em até 14%.

Line-X-Thick-1620x5-black.jpg

Rede Privada

 
 

Atendimento gratuito ou por Contribuição Consciente

MAPA SAÚDE MENTAL: desenvolvido pelo Instituto Vita Alere, reúne diversos locais no Brasil que oferecem atendimento online e presencial gratuito ou por contribuição consciente.

FACULDADES DE PSICOLOGIA: oferecem tratamento psicológico à comunidade. O atendimento é realizado por alunos, que estão cursando os últimos semestres, e supervisionado por professores. Normalmente, é necessário fazer um cadastro prévio, para depois ser chamada para passar por uma triagem, onde será avaliado e encaminhado para o tratamento.

PODE FALAR: Acolhimento para pessoas 13 e 24 anos que precisam conversar.

BURNOUTADOS ANÔNIMOS: grupo de apoio aberto e gratuito com encontros online mensais entre pessoas passando pela Síndrome de Burnout.

PSYMEET SOCIAL: oferece um meio simples e direto de contatar psicólogos profissionais. Todos os atendimentos sociais custam R$30,00.

Line-X-Thick-1620x21-black.jpg
 

Atendimento SUS

A estrutura de assistência à saúde da mente conhecida por  Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) envolve o Governo Federal, Estadual e Municipal. A maior parte dos atendimentos são feitos no CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que estão espalhados por todo o país.

 

O que são Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)?

Os CAPS são locais que prestam serviços à saúde, de caráter aberto e comunitário, e disponibilizam atendimento prioritário às pessoas com alguns transtorno da mente. Lá a pessoa receberá atendimento próximo da família, com apoio de uma equipe multidisciplinar, incluindo o cuidado terapêutico,  conforme o quadro de saúde de cada um. Nos CAPS, também, realizam acolhimento noturno e/ou cuidado contínuo em situações de maior complexidade.

Conheça algumas modalidades de CAPS, voltadas para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas:

  • CAPS I: Atendimento a todas as faixas etárias, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

  • CAPS II: Atendimento a todas as faixas etárias, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

  • CAPS III: Atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação; todas faixas etárias; atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.

  • CAPS i: Atendimento a crianças e adolescentes, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

Antes de ser atendido, a pessoa passará por uma triagem que irá encaminhá-la para o tratamento mais adequado.

ATENÇÃO: Se o município não possuir nenhum CAPS, o atendimento de saúde mental é feito pela Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS, por meio das Unidades Básicas de Saúde ou Postos de Saúde.

 

Ambulatórios Multiprofissionais de Saúde Mental

Este serviço é formado por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, enfermeiro e outros profissionais que atuam no tratamento de pacientes que apresentam algum transtorno mental. Eles estão disponíveis em ambulatórios gerais e especializados, policlínicas e/ou em ambulatórios de hospitais, ampliando o acesso à assistência em saúde mental para pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais mais prevalentes, mas de gravidade moderada, como transtornos de humor, dependência química e transtornos de ansiedade, atendendo às necessidades de complexidade intermediária entre a atenção básica e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

 
 

Encontre apoio

 
Screen Shot 2019-11-09 at 10.44.11 PM.png