Sobre Bem-estar Mental
Aprenda, sinta, transforme — conteúdo grátis para apoiar seu bem-estar
CONTEÚDO
EDITORIAIS
Materiais Educativos
Os mais lidos …
Existem histórias que começam antes mesmo do primeiro encontro. Histórias que se escrevem nas faltas, nos vazios, nas tentativas de se reconstruir depois do amor que não deu certo. Estar à Procura é sobre isso: relatos de quem, de uma maneira ou de outra, busca aquela parte que está faltando — e tenta preencher o vazio que machuca.
Falar alivia, ser ouvido transforma e ouvir fortalece. Foi com essa essência que o Instituto Bem do Estar realizou, ao longo de 2025, quatro edições do projeto Estar na Escuta levando acolhimento, empatia e escuta ativa para as ruas de São Paulo.
Faça parte desse movimento.
Doe R$ 15 por mês e ajude a sustentar iniciativas que fomentam diálogos, inspiram práticas saudáveis e fortalecem nossa cultura do cuidar.
Na nova página do Estar na Pele, Letícia revisita um ano de mudanças — externas e internas — e a forma como tem aprendido a conviver com a ansiedade, a depressão e consigo mesma. Um relato breve sobre coragem, processo e transformação.
Confundir cuidado com controle, presença com posse, é um caminho perigoso — tanto para quem ama quanto para quem é amado.
A estreia do documentário “Terceirão – Um ano, quatro vidas”, uma produção da Rede Globo com direção de Eliane Scardovelli e Caio Cavechini, convida o público a mergulhar em um retrato sensível e realista da juventude brasileira em um dos períodos mais intensos da vida escolar: o último ano do Ensino Médio.
Esse trabalho culminou em 1º de setembro, em Brasília, em um seminário que consolidou as recomendações para a VI Conferência Regional de Desenvolvimento Social, organizada pela CEPAL.
A carta de gratidão é mais do que um exercício: é uma ferramenta de autocuidado e conexão emocional.
Falar sobre violência psicológica ainda é difícil. Talvez porque, ao contrário da violência física, ela não deixe roxos, cortes ou ossos quebrados — ela corrói por dentro. Silenciosa. Disfarçada. E, por isso, tão perigosa.
As situações e causas pelas quais alguém desiste da própria vida são diversas, mas tenho três que jamais esquecerei.
Por acaso eu te fiz alguma coisa? Essa é a pergunta que volta e meia me atravessa a garganta. Não por mágoa apenas — por perplexidade mesmo. Porque eu penso: será que fiz algo tão grave a ponto de merecer silêncio?
Descubra como a hiperconectividade afeta sua saúde mental e seu bem-estar. Entenda os riscos do excesso de telas e aprenda a usar a tecnologia de forma consciente para uma vida mais equilibrada.
Aprenda a identificar sinais de suicídio em adolescentes e como prevenir. Guia atualizado para pais com dicas de saúde mental, fatores de risco e apoio profissional.
Explore a relação entre o suicídio e a construção social do papel da mulher, com base em estudos e reflexões psicológicas.
Suicídio e transtornos mentais estão conectados. Veja estatísticas atualizadas, fatores de risco e como fortalecer a prevenção no Brasil.
Um texto sincero e delicado da psicanalista Sandra Marcondes, que nos convida a olhar com mais carinho para os afetos que sustentamos — mesmo quando doem.
Neste texto potente e visceral, Daniele compartilha sua jornada dentro de um ambiente de trabalho tóxico, onde a exaustão virou rotina e vulnerabilidade era tabu. E nos convida a pensar: qual o papel das lideranças na saúde mental das equipes?
Ser pai, mãe — ou qualquer outro cuidador nessa aventura de se tornar o adulto de referência para uma criança ou adolescente — é trilhar um caminho de dúvidas, descobertas, responsabilidade e, também, de muito crescimento mútuo e alegrias.
No último domingo, dia 22 de junho, o Instituto Bem do Estar levou sua escuta para o coração da Parada do Orgulho LGBT+, na Avenida Paulista.
Por que nós, vítimas de violência doméstica, nos isolamos? Além da culpa e da vergonha que carregamos — causadas tanto pelos julgamentos externos quanto pelos internos — há o fato de que, sinceramente, parece que ninguém tem capacidade de nos entender.
Cada gesto, cada palavra, cada piada, cada pensamento pode ser um fio invisível que nos conecta a algo antigo, enterrado, reprimido, mas que ainda está vivo e em ebulição dentro de nós.
Depois de tudo o que passei — de todos os episódios de violência — eu me reergui. Não sem traumas, buracos e cicatrizes, mas me reergui.
Falando sobre culpa. Nós mulheres somos ensinadas o tempo todo a sentir culpa. Culpa pelos pais, culpa pelos filhos, culpa por ser “feia”, por ser “bonita”.
Há um pouco mais de 11 anos eu tive não o primeiro, mas talvez o mais grotesco contato com a capacidade humana de manipular fingir e mentir.
Às vezes, a gente sente medos, dores, e nem faz ideia de onde eles vêm, né? Muitas vezes, as raízes desses medos e dores ficam escondidas, fora da nossa consciência — o que Freud chamou de “inconsciente”.
De tantas tragédias e mazelas que há no mundo, um pensamento me surgiu à mente: não seriam as maiores dores sofridas pelo ser humano, exatamente iguais?
Em um mundo cada vez mais digital, a linha entre o humano e a máquina se torna progressivamente mais tênue.
Mas, afinal, o que está acontecendo? Que impactos esse caldeirão traz? O que é Ecoansiedade?
ARTIGOS
PODCAST
MEDITE
ÚLTIMOS EPISÓDIOS
-
Estar na Pele
O diário aberto de pessoas que compartilham seus pensamentos, experiências, reflexões, questionamentos e provocações sobre as questões da mente.
Sinta como é estar na pele dos nossos colunistas!
-
Estar em movimento
Aulas de alongamento, yoga, meditação para praticar a presença e cuidar bem do seu estar!
-
Ser Mulher
A coluna "Ser Mulher" surgiu para dar voz a questões essenciais sobre a saúde mental das mulheres, promovendo mais conversa, reflexão e transformação sobre o tema.
-
Ser LGBTQIAPN+
Espaço de reflexão e conversas sobre e para a comunidade LGBTQIA+, que luta contra o preconceito, rejeição, insegurança e violência, fatores que impactam diretamente na saúde da mente deles.
Conheça nossa rede de colunistas voluntários
Separar um tempo para ser voluntário pode ajudar a melhorar sua saúde mental e bem-estar emocional!