A saúde da mente aplicada com conhecimento
 

Estar

na Escuta

AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO sobre a importância da promoção da saúde da mente, levando a escuta empática para locais públicos.

IMPACTO DO ESTAR NA ESCUTA

O objetivo é criar um momento de sensibilização individual para a importância de pensar e agir em prol da saúde da mente.


 129 pessoas impactadas

51 voluntários treinados e ativos no dia

137 voluntários interessados em participar

4 edições 

446K conscientização orgânica nas redes sociais

green.png

A ação

Na prática, um grupo de voluntários fica à disposição de pessoas que queiram ser ouvidas em um espaço seguro, acolhedor e sem julgamento.

Levar a escuta para espaços públicos, tornando-a acessível a todos, é uma das formas de desconstruir os tabus e mostrar que cuidar do mental é tão importante quanto os cuidados com a saúde física.

QUEM ESCUTA?

Voluntários* do Instituto Bem do Estar (psiquiatras, psicanalistas, psicólogos ou estudantes a partir do 6º semestre) irão sentar-se, deixando um espaço livre à sua frente, convidando os frequentadores para uma sessão de escuta.

Quer ser voluntário?

Confira os pré-requisitos:

- Ser psicólogo, psicoterapeuta, psicanalista, psiquiatra ou estudante de psicologia a partir do 6º semestre;

- Ter vontade de conversar com empatia e conhecer mais sobre o trabalho do Instituto Bem do Estar;

- Seguir os acordos definidos, e que serão passados no treinamento, para a escuta

E ai, topa levar a escuta para um local público, tornando-a acessível a todos?

Preencha o formulário no botão abaixo e fique por dentro das próximas edições.

 

(((D.E.S.A.C.E.L.E.R.A.N.D.O))

ALONGAMENTO GUIADO

Além dos profissionais da saúde da mente, contamos com sessões do (((D.E.S.A.C.E.L.E.R.A.N.D.O))), mediadas pela Pôla Neves.

Embora seja óbvio que os sentimentos possam influenciar o movimento, não é tão óbvio que o movimento também possa impactar os sentimentos. Estudos recentes mostram que a conexão entre seu cérebro e seu corpo é uma “via de mão dupla” e isso significa que o movimento também pode mudar seu cérebro.

O  (((D.E.S.A.C.E.L.E.R.AN.D.O))),  une duas práticas comprovadamente benéficas a nossa saúde integral: a atividade física e a meditação guiada com técnicas de atenção plena.

green.png

Por que fazer sessões de escuta?

Segundo a Psicanálise, a fala pode levar à cura emocional. No método da cura pelo poder da fala acontece a catarse, onde o indivíduo fala e acessa suas emoções, podendo melhorar seus sintomas. Assim, ele passa a ressignificar e ter uma nova compreensão desta memória.

A escuta empática visa apoiar a outra pessoa a perceber seus sentimentos e compreender suas necessidades. É estar com a outra pessoa onde ela está,  acompanhando na experiência que ela está tendo naquele momento, sem misturar com a nossa própria experiência.

Tudo o que já rolou!

 

Parceria e apoio: