Estar na Escuta - escuta empática no parque
Imagem: divulgação
Segundo a Psicanálise, a fala pode levar à cura emocional. No método da cura pelo poder da fala acontece a catarse, onde o indivíduo fala e acessa suas emoções, podendo melhorar seus sintomas. Assim, ele passa a ressignificar e ter uma nova compreensão desta memória.
A escuta empática visa apoiar a outra pessoa a perceber seus sentimentos e compreender suas necessidades. É estar com a outra pessoa onde ela está, acompanhando na experiência que ela está tendo naquele momento, sem misturar com a nossa própria experiência.
A ação
Estar na Escuta visa criar um momento de sensibilização individual para a importância de pensar e agir em prol da saúde da mente. A ação, alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, acontece em 9 de outubro, das 8h30 às 13h00, no Parque Buenos Aires, que fica na Avenida Angélica, 1.500.
“Levar a escuta para o parque, tornando-a acessível a todos, é uma das formas de desconstruir os tabus e mostrar que cuidar do mental é tão importante quanto os cuidados com a saúde física.”
Na prática, um grupo de voluntários – psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e especialistas em Comunicação Não Violenta (CNV) – ficará à disposição de pessoas que queiram ser ouvidas em um espaço seguro, acolhedor e sem julgamento. À frente do profissional voluntário, uma cadeira estará livre para a escuta.
(((D.E.S.A.C.E.L.E.R.A.N.D.O))) ao vivo
Embora seja óbvio que os sentimentos possam influenciar o movimento, não é tão óbvio que o movimento também possa impactar os sentimentos. Estudos* recentes mostram que a conexão entre seu cérebro e seu corpo é uma “via de mão dupla” e isso significa que o movimento também pode mudar seu cérebro.
O (((D.E.S.A.C.E.L.E.R.AN.D.O))) une duas práticas comprovadamente benéficas a nossa saúde integral: a atividade física e a meditação guiada. Este ALONGAMENTO GUIADO, que acontece toda segunda-feira ao vivo no Instagram do Bem do Estar com a Pôla Neves, vai ganhar sua primeira versão presencial.
Ao longo da ação “Estar na Escuta”, sessões de alongamento guiado irão acontecer, mediadas por Pôla Neves, associada e colunista do Bem do Estar.
Estar na Escuta
Dia: 9 de outubro (Domingo)das 8h30 às 13h00
Local: Parque Buenos Aires, que fica na Avenida Angélica, 1.500.
Mais informações: contato@bemdoestar.org
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Frida Luna Boutique de Comunicação
Betânia Lins betania.lins@gmail.com
Celular: (11) 9 7338-3879
Apoio: Prefeitura da Cidade de São Paulo e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.
*Fonte: Harvard Health Publishing da Harvard Medical School
Existem histórias que começam antes mesmo do primeiro encontro. Histórias que se escrevem nas faltas, nos vazios, nas tentativas de se reconstruir depois do amor que não deu certo. Estar à Procura é sobre isso: relatos de quem, de uma maneira ou de outra, busca aquela parte que está faltando — e tenta preencher o vazio que machuca.