Auto Sabotagem: Seu maior inimigo pode ser você mesmo

Vamos primeiramente definir o que seria auto sabotagem. Ela seria definida como uma série de atitudes e comportamentos que podem ser tanto conscientes, quanto inconscientes, que te atrapalham nas metas e objetivos que você coloca em sua vida. Essas metas podem ser: construir uma família, conquistar uma posição mais benéfica no trabalho, ganhar mais dinheiro, emagrecer, etc. É como se você se deparasse com muitas barreiras, juntamente com uma forma de pensar muito negativa sobre si mesmo e sobre as situações que o rodeiam. São pensamentos que nos limitam, por exemplo: “Será que vale a pena seguir meu sonho sendo que eu nunca vou conseguir?”, “Não consigo manter uma dieta, é muito difícil para mim!”; “Nunca encontrarei a pessoa certa, sempre acabo sozinha”; entre outros.

Foto: Priscilla Du Preez / Unsplash

Foto: Priscilla Du Preez / Unsplash

Essas situações são muito comuns para quem se auto sabota e por muitas vezes não percebemos que estamos fazendo isso, e, quando chega em um ponto crítico na vida, é bem possível que a ansiedade, desespero e as preocupações excessivas já estejam presentes, o que pode nos impossibilitar de ter uma vida sadia e em paz.

O que você pensa acerca de si mesmo é poderoso.

Possuímos crenças limitadoras (interpretações e pensamentos que assumimos como verdade, e que nos impedem de desenvolver as competências, habilidades e emoções. Em geral, são concepções falsas ou que tem parcial verdade, mas que a pessoa tem muita dificuldade em eliminar de sua rotina). Essas crenças foram construídas ao longo da vida, tanto por nós mesmos, por meio de experiências, sentimentos e julgamentos; quanto ouvidas e sentidas pelo ambiente em que crescemos: pais, professores, amigos, vizinhos, etc.

É importante parar e repensar sobre tais atitudes, crenças e comportamentos, e avaliar o quanto estão prejudicando sua vida.

Procure responder à algumas perguntas, como: “Quais são os objetivos que quero construir para meu futuro?”; “Quando estou diante de desafios, como me sinto?”; “Será que sempre me olho com inferioridade, não sendo capaz de realizar alguns objetivos?”; “ Qual a imagem que tenho de mim, quais são minhas qualidades e o que preciso melhorar?”.

Procurar ajuda psicológica para ter uma melhor compreensão sobre si mesmo, de como funcionam suas crenças e descobrir seu potencial, pode ser de grande valia neste momento da sua vida. 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

PIERRAKOS, E. O Caminho da Autotransformação. São Paulo: Cultrix, 2007.

HERMES, P; ROSNER, S. O Ciclo da Autosabotagem. Décima edição. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012. 

 

***

Camila Jacob

Graduada em psicologia pela PUC Campinas, há 16 anos. Especialista em Treinamento em Psicoterapia Breve Psicanalítica, pela Unicamp. Atuou por 10 anos, como Matriciadora de Saúde Mental na Rede Pública. E trabalha com Psicoterapia, há 16 anos, em consultório próprio.