O beijo amargo da desilusão daquele amor...
Um texto sincero e delicado da psicanalista Sandra Marcondes, que nos convida a olhar com mais carinho para os afetos que sustentamos — mesmo quando doem.
Estar na Pele da Daniele
Neste texto potente e visceral, Daniele compartilha sua jornada dentro de um ambiente de trabalho tóxico, onde a exaustão virou rotina e vulnerabilidade era tabu. E nos convida a pensar: qual o papel das lideranças na saúde mental das equipes?
Orgulho em família: desafios (e força) da parentalidade LGBTQIAPN+
Ser pai, mãe — ou qualquer outro cuidador nessa aventura de se tornar o adulto de referência para uma criança ou adolescente — é trilhar um caminho de dúvidas, descobertas, responsabilidade e, também, de muito crescimento mútuo e alegrias.
Estar na Escuta na Parada LGBT+: quando escutar é um ato de cuidado e orgulho
No último domingo, dia 22 de junho, o Instituto Bem do Estar levou sua escuta para o coração da Parada do Orgulho LGBT+, na Avenida Paulista.
Estar na Pele da Bruna
Por que nós, vítimas de violência doméstica, nos isolamos? Além da culpa e da vergonha que carregamos — causadas tanto pelos julgamentos externos quanto pelos internos — há o fato de que, sinceramente, parece que ninguém tem capacidade de nos entender.
Quando a blusa lilás me ofendeu!
Cada gesto, cada palavra, cada piada, cada pensamento pode ser um fio invisível que nos conecta a algo antigo, enterrado, reprimido, mas que ainda está vivo e em ebulição dentro de nós.
Estar na Pele da Bruna
Depois de tudo o que passei — de todos os episódios de violência — eu me reergui. Não sem traumas, buracos e cicatrizes, mas me reergui.
Estar na Pele da Bruna
Falando sobre culpa. Nós mulheres somos ensinadas o tempo todo a sentir culpa. Culpa pelos pais, culpa pelos filhos, culpa por ser “feia”, por ser “bonita”.
Estar na Pele da Bruna
Há um pouco mais de 11 anos eu tive não o primeiro, mas talvez o mais grotesco contato com a capacidade humana de manipular fingir e mentir.
A panela de pressão e a cobra…
Às vezes, a gente sente medos, dores, e nem faz ideia de onde eles vêm, né? Muitas vezes, as raízes desses medos e dores ficam escondidas, fora da nossa consciência — o que Freud chamou de “inconsciente”.
Estar na Pele da Adriana: Página 24
De tantas tragédias e mazelas que há no mundo, um pensamento me surgiu à mente: não seriam as maiores dores sofridas pelo ser humano, exatamente iguais?
O ser humano descartável e a esperança – Sr. Raimundo
Chegamos! Ao descer do ônibus, fomos recebidos por um céu povoado por corvos.
A Humanização da IA e a Desumanização do Ser Humano
Em um mundo cada vez mais digital, a linha entre o humano e a máquina se torna progressivamente mais tênue.
Planeta Terra está num Caldeirão
Mas, afinal, o que está acontecendo? Que impactos esse caldeirão traz? O que é Ecoansiedade?
Estar na Pele de Rhaviel: Página 03
Apenas um desabafo criativo de um escritor frustrado, na perspectiva de seu eu lírico
Brincando com o Gigante
Um dia desses, na cidade onde moro, vi o gigante com raiva. Muita raiva. Tivemos uma tempestade muito forte, que durou cerca de uma hora. Sem pausa. Sem afagos. Sem pena. Um volume destes de água, caindo sobre uma cidade impermeabilizada de concreto, causa um tremendo estrago.
Psicologia Positiva: Um Antídoto para a Prevenção em Saúde Mental no Janeiro Branco
A Psicologia Positiva surge como uma abordagem essencial para a prevenção de transtornos mentais, especialmente em tempos em que a saúde mental é um desafio crescente na sociedade contemporânea. Fundamentada por Martin Seligman, essa área da psicologia transcende o tratamento das patologias e promove o florescimento humano por meio do fortalecimento do bem-estar, da resiliência e de relações positivas.
Mudanças climáticas, existência e saúde mental
O ecossistema que nos rodeia, o ambiente em que vivemos, influenciam diretamente nossa saúde. Sem nenhum exagero, se nosso planeta não tivesse exatamente as condições atuais de temperatura, pressão, umidade, entre outras milhares de variáveis, seria impossível viver aqui.
O Planeta precisa de nós
Você já parou para pensar sobre como as mudanças climáticas podem afetar o nosso humor e até mesmo desencadear transtornos relacionais?
Parece exagero, mas, na verdade, é uma constatação científica: as oscilações climáticas impactam diretamente tanto na saúde do nosso corpo quanto da nossa mente e isto se reflete especialmente na forma como nos relacionamos.