Estar na pele da Andrea: Página 10

Quando eu recebi o convite do Instituto Bem do Estar para falar sobre o que é saúde da mente para mim, eu pensei na hora: “Ah! Isso é fácil.” Eu tinha algumas semanas para entregar o meu texto, ou áudio, ou qualquer outro formato que me agradasse. 

Fiquei feliz com o tema, porém eu não fiz assim que recebi o convite, e acabei deixando para depois como grande parte das coisas da minha vida.

Recentemente, depois de terapias e estudos da minha parte, sei que tenho todos os sintomas de uma mulher com TDHA e um deles é entregar projetos no último minuto.

E esse texto aqui passou até da data limite e eu fiquei me sentido muito mal. 

Por isso agora percebo que talvez esse seja o melhor momento para eu falar o que é saúde da mente para mim. Pois agora estou na fase que sei que a saúde me falta.

É aquela história das coisas que sentimos falta quando não estão mais aí e antes disso não somos gratos ou reconhecidos pelo que temos. Só damos valor para o dia lindo de sol depois que passamos dias sem ele. Só damos valor para aquela pessoa querida, quando ela se vai. Só começamos a agir e nos cuidar quando ficamos muito doentes ou perto de falecer.

Quando minha mente não está saudável eu não sou eu. Eu não consigo apreciar o que sempre aprecio, não consigo ter a alegria que meus filhos gostam de ver, não consigo ser a companheira que meu marido ama e não consigo ver que dias melhores estão logo ali.

Com a minha descoberta do TDHA, mesmo sem um diagnóstico oficial, eu consigo entender algumas das minhas respostas à determinados eventos. Entendo por que não faço o que preciso fazer no momento certo e como isso acaba afetando a minha vida e da minha família.

E isso me deixa mais depressiva, pois acabo me decepcionando comigo diariamente, não cumpro meus compromissos e não finalizo meus projetos. Por isso estou procurando ajuda médica e estudando muito para amenizar meus sintomas.

Já são mais de 15 anos que venho aprendendo sobre a minha saúde da mente e hoje eu acho perturbador o quanto esse assunto ainda não é abertamente discutido na sociedade e porque temos tanta vergonha em falar que não estamos bem.

A saúde da mente para mim é o ponto de partida para a nossa saúde integral. Quando estamos desanimados não conseguimos cuidar da nossa alimentação, da nossa educação, do nosso espírito, da nossa família e relacionamentos, da nossa profissão e de tudo o que faz sentido para nós.

A saúde da mente é a base para uma vida bem aproveitada e bem vivida.

Desejo à todos os leitores aqui que desfrutem de uma excelente saúde da mente pois com ela todos iremos longe na nossa linda jornada da vida. E se você não está bem, procure ajuda!


***

Andrea Britto

Brasileira-Canadense, mãe, esposa, filha, irmã, amiga, empreendedora e apresentadora do podcast Dose de Energia. Apaixonada por desenvolvimento pessoal, tenho como objetivo de vida espalhar pelo mundo mensagens de inspiração, conhecimento e consciência sobre nossas mudanças e desafios. Acredito muito nas pessoas e que todos nós oferecemos o melhor que temos no momento em que estamos e, por isso, podemos sempre evoluir e então inspirar aqueles que nos observam - buscando assim um mundo melhor.