Gratidão é uma escolha
Quem manifesta a gratidão e a alegria encontra a felicidade imediatamente, por Masaharu Taniguchi – Japão, 1893-1985; fundador da Seicho-no-ie.
Para este Mestre, agradecer a todas as coisas no Universo é norma fundamental para o bem viver.
Tudo que se manifesta, seja de forma material, animada, inanimada, absolutamente tudo, é a gratidão que proporciona o movimento de reconciliação.
Talvez esteja pensando, como ser grata aos problemas? A toda dor que possa sentir, e as dificuldades que assolam a sua mente? Mas, acredite, que quando você for capaz de se divertir com os seus problemas, trazendo leveza aos desafios que a vida te apresenta, encontrar boas soluções, usar sua criatividade para ver o que ainda não enxerga, será divertido e mais leve passar por isto!
O crescimento é um passo na conquista de algo que vencemos.
Como sentir-se capaz de realizar algo, sem vivenciar a experiência?
Na zona de conforto, é platô, lugar de respirar e descansar.
A vida se da nos picos e vales, tal qual a batida do coração, um sobe e desce continuo, de emoções que preenchem a nossa essência, saber disto é importante, mas sentir como uma verdade, é conseguir a leveza necessária para transpor a dificuldade do agora.
“Continue a caminhar, não há pressa, nem tampouco morosidade, a vida flui num ritmo, numa cadencia que envolve a todos, faça o seu caminho com leveza, você pode fazer esta escolha.”
Pexels/ Max Garaev
A gratidão é uma força de caráter da virtude transcendência, que gera uma sensação de agradecimento e alegria em resposta ao recebimento de um presente, algo inesperado, ou ação bem intencionada de uma pessoa conosco. Existe um reconhecimento, uma apreciação e identificação de seu valor, que se manifesta inclusive fisicamente, na sensação prazerosa de bem estar.
A pessoa grata foca na conquista, aprendizado ou conhecimento que aquele gesto gratuito possibilitou, tem clareza que não existia nenhuma obrigatoriedade, quem fez, fez de bom grado, num ato de generosidade e acolher este feito, no sentimento de gratidão, é impulsionar a prosperidade e abundância na vida.
Quem olha com gratidão para o que tem na vida, sempre terá mais!
Se você olha para o que não tem na vida, você nunca terá o suficiente, será o eterno ser da falta.
Tal contexto é aplicado aos que reclamam e se queixam de praticamente tudo, nada é suficiente, nada é bom, tudo é difícil, ninguém serve, a vida é horrível.
É uma escolha, olhar para a vida com ingratidão, como se a própria vida devesse algo a esta pessoa, que vive a lamuriar e a se comparar em sua má sorte.
Aqui compartilho um olhar da Familienstellen de Bert Hellinger: Honrar e agradecer aos pais pela vida que se manifesta, em sua totalidade, ao nascermos recebemos tudo, a vida em si mesma e cabe a cada um nós, fazer algo de bom com a vida que nos foi concedida.
Gratidão na transcendência absoluta.
A vida! O maior bem de todos nós. Qualquer problema, ou desafio, se torna pequeno diante da magnitude que é a vida em si mesma, na sua totalidade.
Ser grata todos os dias pela vida que vibra em mim, é agradecer aos meus pais, por me cocriarem e me trazerem a este mundo, assim como sou grata aos meus ancestrais, por tudo que viveram e conseguiram ter êxito, porque a vida segue adiante através de mim, e aos meus descendentes, nada foi em vão.
Eu me alegro em chegar até aqui, sou grata a tudo que vivi e me possibilitou a ser quem sou, esta pessoa em desenvolvimento continuo descobrindo a cada dia um pouco mais sobre mim, e despertando a minha consciência para a grandiosidade do mundo.
“Gratidão a tudo, desde o ar que respiro, as células que se movimentam sem minha consciência dentro de mim, me mantendo viva, as pessoas que se conectam comigo a cada dia, o impulso da vida que se manifesta e me conduz ao novo, a tudo que ainda não conheço e nem acessei, mas é existente, e me toma, me preenche e me expande na unicidade que sou imersa na interconexão de que todos somos um, na imensa teia da vida.”
A gratidão possibilita maior vitalidade, um sono reparador e a recuperação de doenças de forma mais rápida, um antidoto ao estresse, e alguns transtornos que assolam a humanidade.
Te convido a pensar quando e a quem você se sente grato? Como você recebe uma atitude de gratidão? Como se sente quando faz algo em beneficio de outra pessoa e esta não demonstra nenhum tipo de gratidão? Como o sentimento de gratidão afeta a sua vida? O que faz você sentir-se grato a outra pessoa? Como você se sente quando é grato a uma pessoa e ela não quer receber seu ato de gratidão?
Neste momento existe alguma pessoa que vem a sua mente e que você reconhece e deseja expressar sua gratidão? O que te impede de manifestar? É possível enviar uma mensagem ou realizar uma ligação e verbalizar o seu sentimento de gratidão a esta pessoa?
Desejo que ao adormecer, hoje você reserve um tempo para agradecer suas conquistas diárias, a superação de obstáculos, a proteção das pessoas que ama, as pessoas que te ajudaram de alguma maneira, e agradeça também por tudo aquilo que não lhe aconteceu (doenças, dores, acidentes, perdas, decepções), e sinta profundamente a alegria em agradecer por mais este dia de vida!
***
Crystiane Faria Feijes
Uma profissional que olha para a mente humana: consciente e inconsciente, as relações intra e interpessoais, a família, a estrutura da formação da psique (traumas, sintomas, dores e doenças), as forças de caráter, saúde mental, sonhos, sucesso, sentido da vida, são assuntos recorrentes nestes 10 anos de atendimentos psicanalítico e sistêmico. E quanto mais ela se coloco a serviço deste algo maior, que envolve a todos nós, mais observa o universo brilhante, e ainda inexplorável que somos.
Existem histórias que começam antes mesmo do primeiro encontro. Histórias que se escrevem nas faltas, nos vazios, nas tentativas de se reconstruir depois do amor que não deu certo. Estar à Procura é sobre isso: relatos de quem, de uma maneira ou de outra, busca aquela parte que está faltando — e tenta preencher o vazio que machuca.