Juventude, Pressão e Propósito: o que o documentário “Terceirão – Um ano, quatro vidas” nos ensina sobre saúde mental
Foto: Pré-estreia do documentário.
A estreia do documentário “Terceirão – Um ano, quatro vidas”, uma produção da Rede Globo com direção de Eliane Scardovelli e Caio Cavechini, convida o público a mergulhar em um retrato sensível e realista da juventude brasileira em um dos períodos mais intensos da vida escolar: o último ano do Ensino Médio.
Com um olhar atento e empático, a obra acompanha quatro jovens em suas trajetórias marcadas por desafios emocionais, desigualdade social, sonhos e descobertas. Mais do que uma narrativa sobre estudos e vestibulares, o documentário abre espaço para refletirmos sobre saúde mental, amadurecimento e o impacto das pressões sociais na formação dos jovens.
No Instituto Bem do Estar, acreditamos que falar sobre essa fase é falar sobre integração — da mente, do corpo e das emoções. O período do “terceirão” não é apenas um rito de passagem escolar, mas também um momento de intensas transformações internas, em que a busca por identidade, propósito e sentido se mistura às exigências de desempenho acadêmico.
Jornada do Estar | Escola Caramuru | Gramado - RS
É nesse contexto que a Metodologia do Bem do Estar, desenvolvida pelo Instituto, encontra profundo diálogo com as reflexões trazidas pelo documentário. A proposta da Jornada do Estar para jovens é promover encontros presenciais e vivenciais que utilizam diversas linguagens artísticas para trabalhar competências socioemocionais fundamentais para essa etapa da vida.
Mais do que ensinar, buscamos acolher. Em um mundo que cobra produtividade e resultados desde cedo, oferecer espaços de respiro, escuta e expressão torna-se essencial.
Quando o jovem tem a oportunidade de desenhar, escrever ou simplesmente respirar e se escutar, ele se conecta com aquilo que sente, reconhece suas emoções e fortalece sua capacidade de lidar com elas. A arte, nesse sentido, é um instrumento de transformação individual e coletiva.
Arte e saúde mental: uma ponte entre o sentir e o ser
Sempre acreditamos na Arte como ponte, encontro e transformação. Integrar práticas artísticas a partir da lógica da Psicologia Positiva, aliando técnicas de respiração, relaxamento, meditação e imaginação ativa cria um ambiente seguro e acolhedor, no qual o jovem pode ser inteiro sem precisar esconder suas dúvidas, medos ou incertezas.
A arte permite que o jovem traduza o que sente, muitas vezes sem precisar colocar em palavras. Ela conecta o mundo interno ao coletivo, ajudando-o a compreender que suas emoções fazem parte de um processo de crescimento. Essas experiências ampliam o autoconhecimento e desenvolvem habilidades que vão muito além do conteúdo das provas — como presença, empatia, escuta, cooperação e coragem para trilhar caminhos com autenticidade.
Carol Rahal e sua aluna Luiza, uma das protagonistas do documentário.
“Terceirão – Um ano, quatro vidas” nos lembra que o futuro se constrói agora, com escuta, empatia e cuidado. A preparação para o vestibular e para o mundo adulto deve incluir o desenvolvimento integral — o conhecimento técnico e o humano, o pensar e o sentir. Afinal, educar para a vida é também educar para o bem-estar.
No Instituto Bem do Estar, seguimos firmes na missão de promover espaços de acolhimento e aprendizado que inspirem os jovens a se conhecerem, se expressarem e acreditarem no seu próprio caminho com leveza, propósito e presença.
Assista ao documentário e reflita:
Que tipo de sociedade queremos construir para nossos jovens?
Onde assistir:
“Terceirão – Um ano, quatro vidas”
Disponível no Globoplay
***
Carol Rahal
Associada e Diretora Educacional e Professora no Instituto Bem do Estar
Artista visual e educadora, formada em Artes Cênicas, Fotografia e pós- graduada em Arte e Educação. Desde pequena sempre gostou de inventar histórias, criar personagens e brincar de professora. Na busca de explorar seu olhar criativo, se apaixonou pela fotografia e fez dela sua ferramenta de transformação, mas foi na sala de aula que compreendeu a potência do conhecimento.
Encontre apoio em saúde mental - Gratuito, acessível e perto da sua realidade
Procurar ajuda é um ato de coragem. Muitas vezes, o que precisamos é de um espaço de escuta, acolhimento e caminhos possíveis para seguir. Aqui, reunimos opções gratuitas ou de contribuição consciente para que ninguém deixe de cuidar da mente por falta de acesso.