Juventude, Pressão e Propósito: o que o documentário “Terceirão – Um ano, quatro vidas” nos ensina sobre saúde mental

Foto: Pré-estreia do documentário.

A estreia do documentário Terceirão – Um ano, quatro vidas”, uma produção da Rede Globo com direção de Eliane Scardovelli e Caio Cavechini, convida o público a mergulhar em um retrato sensível e realista da juventude brasileira em um dos períodos mais intensos da vida escolar: o último ano do Ensino Médio.
Com um olhar atento e empático, a obra acompanha quatro jovens em suas trajetórias marcadas por desafios emocionais, desigualdade social, sonhos e descobertas. Mais do que uma narrativa sobre estudos e vestibulares, o documentário abre espaço para refletirmos sobre saúde mental, amadurecimento e o impacto das pressões sociais na formação dos jovens.

No Instituto Bem do Estar, acreditamos que falar sobre essa fase é falar sobre integração — da mente, do corpo e das emoções. O período do “terceirão” não é apenas um rito de passagem escolar, mas também um momento de intensas transformações internas, em que a busca por identidade, propósito e sentido se mistura às exigências de desempenho acadêmico.

Jornada do Estar | Escola Caramuru | Gramado - RS

É nesse contexto que a Metodologia do Bem do Estar, desenvolvida pelo Instituto, encontra profundo diálogo com as reflexões trazidas pelo documentário. A proposta da Jornada do Estar para jovens é promover encontros presenciais e vivenciais que utilizam diversas linguagens artísticas para trabalhar competências socioemocionais fundamentais para essa etapa da vida.

Mais do que ensinar, buscamos acolher. Em um mundo que cobra produtividade e resultados desde cedo, oferecer espaços de respiro, escuta e expressão torna-se essencial.
Quando o jovem tem a oportunidade de desenhar, escrever ou simplesmente respirar e se escutar, ele se conecta com aquilo que sente, reconhece suas emoções e fortalece sua capacidade de lidar com elas. A arte, nesse sentido, é um instrumento de transformação individual e coletiva.



Arte e saúde mental: uma ponte entre o sentir e o ser

Sempre acreditamos na Arte como ponte, encontro e transformação. Integrar práticas artísticas a partir da lógica da Psicologia Positiva, aliando técnicas de respiração, relaxamento, meditação e imaginação ativa cria um ambiente seguro e acolhedor, no qual o jovem pode ser inteiro sem precisar esconder suas dúvidas, medos ou incertezas.

A arte permite que o jovem traduza o que sente, muitas vezes sem precisar colocar em palavras. Ela conecta o mundo interno ao coletivo, ajudando-o a compreender que suas emoções fazem parte de um processo de crescimento. Essas experiências ampliam o autoconhecimento e desenvolvem habilidades que vão muito além do conteúdo das provas — como presença, empatia, escuta, cooperação e coragem para trilhar caminhos com autenticidade.

Carol Rahal e sua aluna Luiza, uma das protagonistas do documentário.

“Terceirão – Um ano, quatro vidas” nos lembra que o futuro se constrói agora, com escuta, empatia e cuidado. A preparação para o vestibular e para o mundo adulto deve incluir o desenvolvimento integral — o conhecimento técnico e o humano, o pensar e o sentir. Afinal, educar para a vida é também educar para o bem-estar.

No Instituto Bem do Estar, seguimos firmes na missão de promover espaços de acolhimento e aprendizado que inspirem os jovens a se conhecerem, se expressarem e acreditarem no seu próprio caminho com leveza, propósito e presença.

Assista ao documentário e reflita:

Que tipo de sociedade queremos construir para nossos jovens?


Onde assistir:


“Terceirão – Um ano, quatro vidas”

Disponível no Globoplay

Assista aqui

***

Carol Rahal

Associada e Diretora Educacional e Professora no Instituto Bem do Estar

Artista visual e educadora, formada em Artes Cênicas, Fotografia e pós- graduada em Arte e Educação. Desde pequena sempre gostou de inventar histórias, criar personagens e brincar de professora. Na busca de explorar seu olhar criativo, se apaixonou pela fotografia e fez dela sua ferramenta de transformação, mas foi na sala de aula que compreendeu a potência do conhecimento.


Encontre apoio em saúde mental - Gratuito, acessível e perto da sua realidade

Procurar ajuda é um ato de coragem. Muitas vezes, o que precisamos é de um espaço de escuta, acolhimento e caminhos possíveis para seguir. Aqui, reunimos opções gratuitas ou de contribuição consciente para que ninguém deixe de cuidar da mente por falta de acesso.

encontre aqui

 

Leia também

Carol Rahal

Artista, educadora e fotógrafa. Sou uma aprendiz fascinada pelos encontros e trocas de experiências com as pessoas. Sou também um labirinto que se revela aos poucos à medida que se vai adentrando nele. Desde pequena sempre gostei de inventar histórias, criar personagens e brincar de professora. Foi no teatro que descobri minhas habilidades artísticas, mas foi na sala de aula que compreendi a potência do conhecimento. Na busca de explorar meu olhar criativo, me apaixonei pela fotografia e fiz dela minha ferramenta de transformação.

http://www.carolrahal.com
Próximo
Próximo

Saúde mental como prioridade continental: a força da sociedade civil na VI Conferência Regional de Desenvolvimento Social