Solidão e Solitude, qual é o seu estado atual?

Neste mês das mulheres, em que refletimos sobre o nosso papel em sociedade, uma pergunta me fez pensar sobre o nosso estado emocional, em que muitas de nós se percebe em solidão e clamam por uma companhia.

Foto: Diego San / Unsplash

É tão comum ouvir uma mulher dizer: eu não vou sozinha ali ou aqui, jamais vou chegar em determinado local sem estar no mínimo na companhia de uma amiga, ou dizer que tem medo de sair sozinha, e que não se sente segura em ir e vir sem a presença de outra pessoa ao lado.

Outras vezes eu ouço mulheres relatando que o sentimento de solidão é tão forte que mesmo quando a coragem se manifesta e decidem ir a certo lugar, ao chegar são tomadas pela vergonha de estarem só, e se recolhem num canto ouvindo uma música ou tomando algo, sem curtir o rolê, pelo desconforto inclusive causado pela comparação com as outras pessoas do estabelecimento. 

E aqui não me refiro apenas a companhia de um par, mas ao grupo de amizade, em que muitas vezes a pessoa que tem a dificuldade em socializar, ou se relacionar, do canto, observar as outras pessoas, como se fossem felizes e ela ali a própria sorte.

Quantas vezes uma mulher se tranca em sua casa e passa os finais de semana no sofá, com a Netflix e angústia crescendo dentro do peito, com a sensação que o mundo acontece lá fora, e como não existe ninguém que possa lhe fazer companhia, a vida se fecha em quatro paredes, uma pizza, um pote de sorvete e o dedo deslizando nas redes sociais, alimentando ainda mais o nocivo movimento de se comparar a outras pessoas, como se a vida delas fosse incrível e a sua sem graça.

Você verdadeiramente acredita no que vê?

Eu te pergunto: em que momento você se deixou? Se largou no sofá? Abandonou seus sonhos? Parou com o autocuidado? Ficou à espera de um outro te salvar? Te resgatar de si mesma? Fazer por você o que compete somente a você mesma?

Infelizmente quando uma mulher chega ao ponto de dizer: ninguém gosta de mim, nenhuma amiga me convida para sair, homem nenhum tem interesse em mim, eu afasto as pessoas do meu convívio, até a família fica incomodada com a minha presença, nunca sou incluída nos passeios, churrascos...parece que ninguém gosta de mim.

A postura de vítima e veredito fatídico não colaboram em nada para reverter a situação, antes de se preocupar com aceitação de outros, se ocupe de você, de ser uma companhia agradável em primeiro lugar a si mesma, afinal você acorda e dorme com você todos os dias!

Este sentimento de solidão tem como base a ferida emocional abandono, o que gera dependência, carência e movimentos como adoecer para chamar atenção, são recorrentes para atrair situações em que precise do apoio dos demais, mas feito com o despertar de dó, o que não acrescente em nada para uma relação saudável.

Você é única e especial, uma mulher incrível e tudo o que você precisa já está contido em você, ainda que seja em semente, suas habilidades e aptidões te sustentam e a vida pulsa todos os dias quando respira, aproprie-se do seu estado de presença.

Seus pais te deram a vida, e tudo que vem com o viver, os desafios, assim como as benções, sua capacidade de realização, as histórias que te contaram e tantas outras que você mesma vivenciou, tudo isto faz parte de você e de quem se torna a cada dia, ao se deparar com sua essência e se perceber tão capaz como o outro, que assim como você é único e especial.

Nesta certeza, você pode observar a sua beleza, a sua expertise e o quão é maravilhosa a sua própria companhia. Seja capaz de sorrir com as suas gracinhas, seus “foras”, de levar na esportiva algum comentário que te desagrada, melhor levar na esportiva do que guardar no coração.

Deixe o coração reservado para o amor, amor por você, por aquilo que te dá prazer, pelas coisas que você gosta, pelas pessoas que são agradáveis, gentis, amorosas e respeitosas com você, pelo que deseja aprender, curtir, pelo que te faz bem!

Leve-se para passear, vá ao cinema, ao parque, pedala, corre, brinca, tome banho de chuva, adormeça naquele sol que te aquece, leia o livro que há tempos está guardado na estante, use aquela roupa nova que espera por uma ocasião especial, sinta-se cheirosa, bonita, ouça a música que desperta seus melhores sentimentos, grita, canta, dança, beija na boca de língua, sinta tesão, seja ousada, abusada, descubra o que de verdade te dá vontade de viver e viva!

A Solitude é fantástica, viver e conviver em sua própria companhia e amar estar com você mesma é extraordinário, seja sempre sua melhor amiga, joga no seu time, enalteça suas conquistas, vibra, comemora cada desafio vencido, tire o chapéu para você a cada feito realizado, bata palmas para suas vitórias!!!

Uma pessoa que age com tanto amor e respeito para consigo mesma, é uma pessoa que aglutina, que outras pessoas desejam estar em sua companhia, que se inspiram e motivam em seu comportamento, que olham com admiração a sua coragem, e existe muito valor em ser quem você é, do jeito que é, foi assim que chegou até aqui, respeita a sua jornada de sucesso.

Me recordo deste dizer popular de autor desconhecido: O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você. Ame-se, priorize-se e curta demais a sua solitude!



***

Crystiane Faria Feijes

Uma profissional que olha para a mente humana: consciente e inconsciente, as relações intra e interpessoais, a família, a estrutura da formação da psique (traumas, sintomas, dores e doenças), as forças de caráter, saúde mental, sonhos, sucesso, sentido da vida, são assuntos recorrentes nestes 10 anos de atendimentos psicanalítico e sistêmico. E quanto mais ela se coloco a serviço deste algo maior, que envolve a todos nós, mais observa o universo brilhante, e ainda inexplorável que somos.