Estar na Pele da Joice: Página 13

Tempo, vai devagar

Há alguns dias, estava navegando pelo meu Instagram quando me deparei com um post de aniversário de um bebê em que a mãe dizia assim: “tempo, vai devagar”. Olhei para as minhas sobrinhas, Duda e Ana, 17 anos e 10 anos respectivamente, e pensei: “tempo, vai devagar”. 

Recentemente, o meu pai completou 70 anos. Celebrei e pensei: “tempo, vai devagar”. Em julho, faço 28 anos. “Tempo, vai devagar”.

A verdade é que a vida acontece agora e o agora às vezes passa e a gente nem percebe. Provavelmente, a minha avó, que hoje tem mais de 90 anos, já se questionou sobre a velocidade do tempo ou até mesmo sobre a forma que aproveitamos o tempo. 

Será que realmente estamos valorizando o presente que é cada dia? Ou será que a vida é sobre isso? Viver e às vezes perceber que estamos vivendo. 

Não sei se existe uma resposta certa, mas certamente o desejo do tempo ir devagar está atrelado a um bom sentimento, a um amor, a uma memória ou até um apego.

Querer voltar no tempo é um desejo de muitas pessoas. Viver o presente com a presença é o de outras. 

O futuro, em alguns momentos, me dá medo. Talvez seja a minha personalidade controladora. Não saber o que me espera, aperta o meu coração. 

O meu desejo, hoje, não seria para o tempo ir devagar. Mas seria para respeitar o meu tempo e, consequentemente, os meus sentimentos.

Seja lá qual for a sua relação com o tempo, viva.

Cuide-se.

***

Joice 

Tia da Duda e da Ana, comunicóloga, relações públicas por formação, ama fotografar pessoas e plantas, escreve para se encontrar e é uma mulher em busca de sanidade há muitos anos. Acredita no poder das pequenas e boas ações e que o amor é a chave para um mundo melhor.  



*As opiniões expressas na coluna Estar na Pele não refletem diretamente as posições editoriais do Instituto Bem do Estar, são baseadas nas experiências dos colunistas e suas versões do fato, sendo a ideia da coluna um diário aberto onde autores podem expressar suas experiências de forma genuína se aproximando dos leitores.