A Importância do Bem-Estar nas Empresas: Benefícios para Funcionários e Organizações

Nos últimos anos, temos observado uma transformação no ambiente de trabalho, onde a saúde e o bem-estar dos funcionários ganharam destaque. Empresas que investem em políticas e programas de bem-estar têm colhido os benefícios de ter uma equipe mais saudável, motivada e engajada. Neste artigo, discutiremos a importância do bem-estar nas empresas e os benefícios tanto para os colaboradores quanto para a organização.

Foto: Samantha Gades / Unsplash

Melhora a saúde física e mental dos funcionários:

Investir em programas de bem-estar nas empresas ajuda a melhorar a saúde física e mental dos colaboradores. Oferecer academias, atividades físicas, programas de alimentação saudável, palestras e treinamentos sobre qualidade de vida são iniciativas que impactam diretamente na redução de doenças, melhora na qualidade de sono e no aumento dos níveis de energia dos funcionários. Mas atenção: para que os programas tragam esse resultado, é fundamental trabalhar na estratégia de engajamento e ter um profundo conhecimento sobre o perfil e necessidades dos colaboradores.

Aumenta a produtividade:

Um colaborador que se sente valorizado pela empresa e que possui um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal inevitavelmente é mais produtivo. Políticas de flexibilidade de horários, home office, folgas remuneradas, políticas de reconhecimento, cultura do feedback, entre outras ações, permitem que os funcionários se sintam mais satisfeitos e comprometidos com suas tarefas e, consequentemente, aumenta-se a produtividade.

Reduz o índice de absenteísmo:

Funcionários saudáveis e felizes tendem a faltar menos ao trabalho, o que reflete em uma redução significativa no índice de absenteísmo. O cuidado com a saúde física e mental, realizado através de programas e políticas específicas, contribui para a diminuição das faltas por motivos de doenças e realizações de consultas médicas, portanto priorizar e incentivar o cuidado com a saúde precisa fazer parte da agenda da empresa.

Melhora o clima organizacional:

Investir no bem-estar dos funcionários melhora o clima organizacional, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo, positivo e inclusivo. Isso é extremamente vantajoso para a empresa, pois uma equipe engajada e motivada trabalha em sinergia, melhora a comunicação interna, fortalece o trabalho em equipe e gera melhores resultados. Neste caso, investir em Segurança Psicológica, Inteligência Emocional e Comunicação Não-Violenta por exemplo, ajuda na sustentação desse clima organizacional positivo.

Atração e retenção de talentos:

Empresas que se preocupam genuinamente com o bem-estar de seus colaboradores se destacam como excelentes lugares para se trabalhar. Isso atrai talentos qualificados e auxilia na retenção dos profissionais mais valiosos. Funcionários satisfeitos e engajados são mais leais à organização, o que reduz a rotatividade e os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores. Sabemos que hoje em dia, empresas que divulgam programas de bem-estar estruturados na divulgação das vagas, já são um diferencial na escolha do candidato.



Investir no bem-estar dos funcionários é uma estratégia inteligente para empresas que almejam o sucesso e a sustentabilidade no mundo corporativo. Além de beneficiar os colaboradores de forma direta, ações e políticas de bem-estar têm o potencial de impactar positivamente toda a organização, desde a redução de custos relacionados à saúde até o aumento da produtividade e da satisfação dos clientes.

Portanto, ao promover um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, as empresas estão investindo no seu maior ativo: as pessoas.



***

Bruna Fesneda Melo

Bacharel em Administração de Empresas, Pós-Graduando em Psicologia Positiva e Ciência do Bem-Estar, Instrutora de Yoga e Meditação, Certificação em Cultura de Segurança Psicológica,  Chief Happiness Officer e Desenvolvedora Humana. Atua como Consultora de Bem-Estar em multinacional, sendo responsável por desenvolver estratégias de bem-estar integral, programas, atividades e experiências para colaboradores e liderança. Palestrante, facilitadora de workshops e uma apaixonada por levar a cultura da felicidade de do bem-estar para o trabalho e o trabalhador.