Janeiro Branco 2024 | O que é saúde mental pra você?
A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade.” Nesta base, a promoção, proteção e restauração da saúde mental podem ser consideradas como uma preocupação vital dos indivíduos, comunidades e sociedades em todo o mundo.
Segundo OMS, “governos ainda não dão uma atenção suficiente a esse problema de saúde. A cada ano, os baixos níveis de informação e a falta de acesso a tratamentos para depressão e ansiedade levam a uma perda econômica global estimada em mais de um trilhão de dólares. O estigma associado a esses transtornos mentais também permanece elevado e 70% das pessoas com depressão não falam sobre a doença.
“Os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, causando 1 em cada 6 anos vividos com incapacidade.”
Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. Na comparação com outros países, o Brasil está entre aqueles em que a preocupação com a saúde mental atinge níveis mais altos (Global Health Service Monitor, 2022)
Diante deste cenário, durante todo o mês de JANEIRO (e no resto do ano também =D), queremos alertar sobre a importância de ter um cuidado especial com a saúde da mente, disseminando informações sobre o que é a saúde mental, além de conscientizar a população sobre os cuidados que podemos ter para uma saúde da mente de qualidade e, principalmente, reduzir o estigma que envolve a questão.
“Vamos começar o Janeiro Branco de 2024 perguntando “O que é saúde mental pra você?””
Existem histórias que começam antes mesmo do primeiro encontro. Histórias que se escrevem nas faltas, nos vazios, nas tentativas de se reconstruir depois do amor que não deu certo. Estar à Procura é sobre isso: relatos de quem, de uma maneira ou de outra, busca aquela parte que está faltando — e tenta preencher o vazio que machuca.