Sabedoria e Justiça - Virtudes que se complementam

Quando pensamos em sabedoria, liderança, justiça, discernimento, critério, senso crítico, capacidade de julgamento, somos conduzidos a tempos remotos, revisitamos a Grécia e saudamos Sócrates, Platão e Aristóteles, assim como transitamos pelas escrituras da Bíblia.

Senhor, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. (Reis 3:9)

“Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois. Mas lhe darei também o que não pediu: durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei. E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei vida longa”. Salomão (1009 a.C. – 922 a.C.)

Foto: Siora Photography / Unsplash

Justiça......... refere-se a tratar as pessoas de modo similar ou idêntico, sem deixar que sentimentos ou questões pessoais influenciem as decisões sobre os outros. A justiça envolve, ainda, dar a todos uma chance justa e ser comprometido para que as mesmas regras sejam aplicadas a todos. É especialmente produto de um julgamento moral, ou seja, do processo pelo qual as pessoas determinam o que é moralmente certo, errado e condenável.

Pessoas justas buscam sempre embasar suas atitudes e, por isso, são mais seguras e convictas de suas opiniões, são vistas como de grande sabedoria e tidas como um bom exemplo para as demais.

A justiça proporciona ao indivíduo o sentimento de amparo e proteção, e as pessoas que têm o senso de justiça apurado são mais confiantes, têm mais credibilidade e são fonte de inspiração a todos à sua volta.

A forma como uma pessoa justa toma as suas decisões é mais respeitada, uma vez que busca sempre levar em conta os dois lados da questão, e fazer isso de maneira honesta e imparcial.

Um indivíduo justo sempre toma suas decisões de maneira ponderada, a partir do maior número de informações e levando em conta todos os aspectos de uma mesma questão. Este senso de justiça apurado pode tanto ser fruto de seus exemplos (família, escola, religião ou profissão), ou mesmo proveniente da ausência desta força em algum momento importante de sua vida.

Neste momento em que cada um de nós tem a possibilidade de expressar e escolher a liderança do nosso País, dentro deste entendimento de sabedoria e justiça, você acredita que faz juz ao seu voto?

Reflita e responda a você mesmo: Qual a sua definição de justiça? Quando você sente que seu senso de justiça é mais exigido? Em que situações a Justiça é mais importante para você? Como se sente quando sofre uma injustiça? E quando é você quem a comete. Como você se sente e faz para corrigi-la? Que atitudes demonstram que você é uma pessoa justa? E o que faz você questionar a justiça? 

Importante pensar que para além da justiça, o respeito é em primeira instância, a condição para toda e qualquer relação saudável. Cada um de nós tem por direito a liberdade de expressão, seja no que for, cada um pode fazer a sua escolha.

Dê sempre ao outro o direito de defesa e, antes de fazer um julgamento moral ou de valor, ouça a outra parte.

Utilize a justiça para assegurar os seus direitos, mas sem passar por cima do direito dos outros.

Procure ser justo consigo mesmo e com aqueles que estão à sua volta, de uma forma realista e que legitime suas crenças e convicções pessoais. 

Avalie de que modo você faz seus julgamentos e com base em que fatores.

Utilize seu senso de justiça diariamente e não apenas em questões que envolvem diretamente questões jurídicas.

A justiça é um direito de todos e, por isso, não é certo que seja usada em benefício de uns em detrimento de outros. Quando o indivíduo tem uma preocupação excessiva em fazer valer seu senso de justiça e a qualquer custo, acaba assumindo a postura de juiz de todas as causas, ao invés de legitimar o direito das pessoas de manifestarem-se de acordo com suas crenças. É importante então que cada um seja livre para definir o que, sob sua visão, é ou não justo. Esta é uma forma mais democrática e madura de exercer a justiça e o que é melhor, uma vez que não desrespeita o direito de ninguém. 

"O seu direito termina onde começa o do outro" ditado popular, que faz todo sentido à medida que cada um de nós ocupa o seu lugar e respeita o limite do outro.

A justiça requer sabedoria que é a característica de uma pessoa sábia e que significa ter um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativa de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.

Portanto, pensar em futuro melhor, implica no hoje ser uma pessoa justa, que age com sabedoria nas decisões, que tem senso de justiça ao se posicionar nas mais diversas situações, e compreender que muitas vezes o silêncio é sábio e não julgar a atitude alheia, é dar espaço ao outro para a reflexão dos próprios atos e suas consequências.

A vida é para todos um convite ao aprendizado, e a cada dia temos a oportunidade de rever nossas ações, nosso conhecimento se expande à medida que experienciamos o viver, e as virtudes da sabedoria e justiça, acompanham nosso progresso pessoal.



***

Crystiane Faria Feijes

Uma profissional que olha para a mente humana: consciente e inconsciente, as relações intra e interpessoais, a família, a estrutura da formação da psique (traumas, sintomas, dores e doenças), as forças de caráter, saúde mental, sonhos, sucesso, sentido da vida, são assuntos recorrentes nestes 10 anos de atendimentos psicanalítico e sistêmico. E quanto mais ela se coloco a serviço deste algo maior, que envolve a todos nós, mais observa o universo brilhante, e ainda inexplorável que somos.