Como a atividade física pode ajudar minha saúde mental?

O que é atividade física?

 Ser fisicamente ativo significa sentar-se menos e mover mais nossos corpos. Muitas pessoas acham que a atividade física as ajuda a manter a saúde da mente positiva, seja sozinha ou em combinação com outros tratamentos. Isso não significa correr maratonas ou treinar todos os dias na academia. Há muitas coisas diferentes que você pode fazer para ser um pouco mais ativo. 

Foto: Imani Clovis / Unsplash

Foto: Imani Clovis / Unsplash

Como a atividade física pode ajudar minha saúde mental?

Existem muitos estudos que mostraram que fazer atividade física pode melhorar a saúde mental. 

Por exemplo:

  • Melhora sono - fazendo você se sentir mais cansado no final do dia;

  • Melhora humor - atividade física libera hormônios que fazem você se sentir melhor, além de te dar mais energia;

  • Ajuda a controlar o estresse, a ansiedade ou pensamentos negativos e acelerados - fazer atividade física libera cortisol que nos ajuda a controlar o estresse. Ser fisicamente ativo também dá ao seu cérebro algo para se concentrar e pode ser uma estratégia de enfrentamento positiva para momentos difíceis;

  • Melhora a autoestima - ser mais ativo pode fazer você se sentir bem consigo mesmo à medida que melhora e atinge seus objetivos;

  • Reduz o risco de depressão - estudos mostraram que fazer atividade física, regularmente, pode reduzir a probabilidade de vivenciar um período de depressão;

  • Conectar-se com as pessoas - fazer atividades em grupo ou em equipe pode ajudá-lo a conhecer pessoas novas e fazer novos amigos.

Eu sempre achei que o exercício é a única coisa que me deixa bem de novo, com depressão, é inestimável. Isso me faz sentir ótimo, saudável e ativo. Não me sinto tão cansado ou letárgico quando me exercito, e isso me deixa feliz e contente comigo mesmo.

Mas a atividade física nem sempre é útil para a saúde mental de todos. Você pode achar que ela é útil em alguns momentos e outros não, ou que não funciona para você. Para algumas pessoas, a atividade física pode começar a ter um impacto negativo, por exemplo, se ela tiver algum problema alimentar ou tiver a tendência em exagerar na malhação.

Exercício ... pode parecer um desafio impossível quando você está tendo dificuldades.

E se eu estiver me sentindo mal?

Quando você está se sentindo mal, pode ser muito difícil começar e, também, pode ser frustrante quando as pessoas falam sobre os benefícios de ser mais ativo.

Se você não está se sentindo bem, não seja muito duro consigo mesmo se não puder se exercitar. Pois, você poderá começar a sentir-se culpado ou se irritar por não se exercitar, e isso pode piorar seu estado.

Talvez você precise se concentrar em outras coisas por um tempo e inserir, aos poucos, alguma atividade física em sua rotina. É importante encontrar um equilíbrio e descobrir o que funciona melhor para você.

 ***

Artigo originalmente publicado no site da organização Mind UK, livremente traduzido e adaptado por Mariana França.