O que é Mindfulness ou Atenção Plena?

Mindfulness é uma técnica que você pode aprender, que envolve fazer um esforço especial para perceber o que está acontecendo no momento presente (em sua mente, corpo e ambiente) - sem julgar nada. Tem raízes no budismo e na meditação, mas você não precisa ser espiritualizado ou ter crenças específicas para experimentá-la.

Foto: Stefan Spassov / Unsplash

Foto: Stefan Spassov / Unsplash

Ela te ajudará:

  • tornar-se mais autoconsciente

  • sentir-se mais calmo e menos estressado

  • sentir-se mais capaz de escolher como responder aos seus pensamentos e sentimentos

  • lidar com pensamentos difíceis ou inúteis

  • ser gentil com você mesmo

Muitas pessoas acham que praticar mindfulness as ajuda a administrar seu bem-estar cotidiano, mas isso nem sempre funciona para todos.

Mindfulness é uma habilidade. Requer trabalho como qualquer terapia e prática como qualquer habilidade. Não é um atalho e os cursos apenas definem a cena, mas eu acho a prática agradável e recompensadora. Acima de tudo, acho que traz paz à minha vida.

Como funciona?

A maneira como pensamos (e o que pensamos) pode afetar o modo como nos sentimos e agimos. Por exemplo, se você pensa ou se preocupa muito com eventos perturbadores do passado ou futuro, você pode se sentir triste ou ansioso.

 A teoria por trás da atenção plena é que, usando várias técnicas para trazer sua atenção para o presente (geralmente focando em seu corpo e sua respiração), você pode:

  •  Observar como os pensamentos vêm e vão em sua mente. Você pode aprender que eles não têm que definir quem você é, ou a sua experiência do mundo, e você pode abrir mão deles.

  • Observar o que seu corpo está lhe dizendo. Por exemplo, a tensão ou a ansiedade podem muitas vezes ser sentidas em seu corpo (como um batimento cardíaco rápido, músculos tensos ou respiração superficial).

  • Criar espaço entre você e seus pensamentos, para que você possa reagir com mais calma.

Quando sinto a ansiedade aumentando, a atenção plena me ajuda a manter a calma, tornando-me mais consciente e em contato com a situação.

A atenção plena pode tratar problemas de saúde da mente?

Problemas comuns da saúde da mente. Estudos mostram que praticar a atenção plena pode ajudar a controlar a depressão, alguns problemas de ansiedade e sentimentos de estresse. Algumas terapias, com base em mindfulness ou atenção plena, também foram desenvolvidas para tratar esses problemas mais formalmente. Em alguns casos, esses tratamentos são recomendados como tratamentos baseados em evidências, pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica (NICE), do Reino Unido.

Problemas complexos da saúde da mente. A pesquisa sobre se a atenção plena poderia ajudar a tratar condições de saúde da mente mais complexas, como psicose e transtorno bipolar, ainda está em estágio inicial. Ainda não está claro o quão útil a atenção pode ser para gerenciar essas condições - mas você pode achar que funciona para você.

Atenção plena me ajuda com meus problemas de saúde da mente. Não é a cura e não funcionará todas as vezes, mas me ajudou a aliviar a ansiedade e a depressão centralizando meus pensamentos.

***

Artigo originalmente publicado no site da organização Mind UK, livremente traduzido e adaptado por Mariana França.