Estar na Pele do Kenzo: Página 06

VOCÊ QUER SER MAIS SAUDÁVEL?

Nem sempre estamos cientes dessa pergunta por trás dos bastidores das nossas escolhas diárias, mas uma coisa é fato: quem não gostaria de viver uma vida mais saudável?

Ter mais disposição pra trabalhar. Não sentir falta de ar quando joga bola com a sua filha. Explorar lugares inspiradores sem ter receio do seu corpo te deixar na mão. Dormir melhor, sonhar melhor, acordar melhor. Viver uma vida diferente. Como não desejar isso?

Foto: Olia Gozha / Unsplash

Foto: Olia Gozha / Unsplash

Quando eu era criança e alguém me perguntava: “Se o gênio da lâmpada te concedesse três desejos, o que você escolheria?”

Na minha ingenuidade, eu pensava: “Eu vou desejar infinitos desejos.”

Dessa forma, eu teria todos os meus desejos realizados, utilizando apenas um desejo “master” que desencadearia todos os outros, como um peteleco bem dado que faz uma fileira inteira de dominós desabar.

Hoje, se o gênio da lâmpada me concedesse três desejos, um deles, muito provavelmente, seria saúde - o desejo que me permitiria realizar infinitos desejos.

Não sei ao certo se o gênio compartilha da mesma definição que eu tenho sobre o que é ser saudável, por isso, aqui vale um parênteses (caso o gênio leia isso, é claro):

  1. Saúde é equilíbrio, logo, se houver excesso não pode ser saúde.

  2. Saúde respeita a natureza (do ser humano e de todo ser vivo).

  3. Saúde é um aprendizado, ninguém é expert em saúde.


A palavra saúde tem suas origens no latim salus (salutis), com o significado de salvação, conservação da vida, cura, bem-estar. 

A ironia que vivemos hoje é: na busca incessante por MAIS saúde, somos MENOS saudáveis. Onde foi que erramos?

É muito simples! A resposta pra essa pergunta seria o meu segundo pedido de desejo pro gênio da lâmpada. rs

Se você não teve a sorte de encontrar uma lâmpada mágica por aí, assim como eu, acredito que restam apenas duas opções: 

  1. perguntar pra um expert em saúde

  2. buscar essa resposta por você mesmo

Antes de fazer a sua escolha, peço que leia só mais um pouquinho…

Seja qual das duas opções você escolher, lembre-se que é possível alguém ter se dedicado por muito tempo a aprender sobre um aspecto específico da saúde, sem se autointitular um expert. Aqueles que realmente adquiriram expertise sobre um assunto, nos seus anos de aprendizado, entenderam também o significado de humildade. Como disse Sócrates, um dos maiores sábios (e não expert) da humanidade: “Só sei que nada sei”. 

Ainda sem saber as respostas das nossas perguntas, e considerando as mais variadas maneiras que buscamos ser mais saudáveis, onde foi que erramos, então?

Convenhamos, as tentativas de atingir nosso ápice de beleza estética (mal-interpretada como saúde) não são poucas. Para um breve panorama dessa obsessão digna de Narciso, basta um olhar mais atento às peripécias que nos permitimos passar, como mostra, por exemplo, o documentário “A Indústria da Cura*” (Unwell, em inglês).

Não é à toa que o termo narcisismo (derivado do mito de Narciso) tem sua origem da palavra grega “narke”, que significa entorpecimento/torpor, e sim, também base etimológica da palavra narcótico - qualquer tipo de substância que amortece os sentidos, causando perda da sensibilidade e, quando consumida em quantidades excessivas, pode provocar euforia, estupor, sonolência e inconsciência.

É nessa confusão mental entre saúde e imagem que talvez esteja nosso maior erro. 

Por isso, a melhor forma de Saúde é a da nossa mente. Mens sana in corpore sano (mente sã, corpo são), não há saúde sem equilíbrio, passando por corpo e mente, sendo a mente nosso ponto de partida, sempre.

Os tempos mudam, as tecnologias avançam, mas as perguntas pertinentes ao ser humano continuam as mesmas, afinal, ainda somos humanos.

Você quer ser mais saudável ou parecer mais saudável?

*Documentário disponível na plataforma Netflix.

***

Kenzo Sugawara

Curioso pela profundidade da vida. A escrita para mim é um encontro, comigo mesmo e com o outro. Escrevo para me encontrar e devolver algo de bom no mundo. Nessa busca por encontros mais profundos, criei a SOU - um ponto de encontro para nos conhecermos melhor.