10 Razões pelas quais você deve sorrir todos os dias

Muitos vêem o sorriso simplesmente como uma resposta involuntária a coisas que lhe trazem alegria ou riso. Embora essa observação seja certamente verdadeira, o que a maioria das pessoas ignora é que sorrir pode ser tanto uma resposta voluntária quanto uma escolha consciente e poderosa.

Foto: drobotdean / Freepik

Foto: drobotdean / Freepik

Inúmeros estudos científicos confirmaram que um sorriso genuíno é geralmente considerado atraente para os outros ao nosso redor. Outros estudos mostraram como o ato de sorrir pode elevar seu humor e o humor das pessoas ao seu redor; Há, também, os que encontraram um forte vínculo entre boa saúde, longevidade e sorriso. Mais importante ainda, os estudos mostraram que apenas o ato de sorrir (produzindo formas e movimentos físicos faciais), seja o resultado de uma verdadeira alegria ou de um ato, pode trazer benefícios de curto e longo prazo para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Ainda não está convencido? Aqui estão as 10 principais razões pelas quais você deve fazer um esforço consciente para sorrir todos os dias.

1. Sorrir nos torna atraentes

Somos naturalmente atraídos por pessoas que sorriem. Existe um verdadeiro fator de atração física ligado ao ato de sorrir. Não é de surpreender que expressões faciais mais sérias ou negativas, como carrancas e caretas, funcionem de maneira oposta, afastando efetivamente as pessoas.

Use o poder de atração do seu sorriso para atrair as pessoas.

2. Sorrir alivia o estresse

O estresse pode permear todo o nosso ser e pode, realmente, transparecer em nossos rostos. Sorrir não apenas ajuda a nos impedir de parecer cansados, desgastados e oprimidos, mas pode realmente ajudar a reduzir o estresse. Acredite ou não, sorrir pode reduzir o estresse, mesmo que você não sinta vontade de sorrir ou saiba que está sorrindo! Quando estiver estressado, reserve um tempo para sorrir. Você e as pessoas ao seu redor colherão os benefícios.

3. Sorrir eleva nosso humor

Da próxima vez que se sentir triste, tente sorrir. Há uma boa chance de que seu humor mude para melhor. Sorrir pode induzir o corpo a ajudá-lo a elevar seu humor, porque o ato físico de sorrir ativa as mensagens neurais em seu cérebro. Um simples sorriso pode desencadear a liberação de neuropeptídeos que aumentam a comunicação neural, bem como neurotransmissores que aumentam o humor, como dopamina e serotonina.

Pense em sorrir como um antidepressivo natural.

4. Sorrir é contagioso

Quantos sorrisos foram descritos como tendo o poder de iluminar a sala? Embora seja certamente um sentimento bonito, carrega uma pitada de verdade. Sorrir não só tem o poder de elevar o seu humor, mas também pode mudar o humor dos outros e tornar as coisas mais felizes. A parte do seu cérebro responsável por controlar a expressão facial do sorriso é uma área de resposta automática inconsciente. Significando que sorrir pode ser completamente inconsciente, principalmente, quando se trata de nosso hábito de imitar o sorriso de outra pessoa. Sim, está cientificamente comprovado que os sorrisos são "contagiosos!"

5. Sorrir aumenta o seu sistema imunológico

Sorrir também pode melhorar sua saúde integral. O ato de sorrir realmente ajuda o sistema imunológico a funcionar de maneira mais eficaz. Quando você sorri, a função imunológica melhora porque você está mais relaxado (graças à liberação de certos neurotransmissores).

Além de tomar precauções como lavar as mãos, por que não tentar evitar o resfriado e a gripe sorrindo?

6. Sorrir reduz sua pressão arterial

Quando você sorri, há uma redução mensurável da pressão arterial. Experimente se você tiver um monitor de pressão arterial em casa. Sente-se por alguns minutos, faça uma leitura. Então sorria por um minuto e faça outra leitura enquanto ainda sorri. Você percebe alguma diferença?

7. Sorrir nos faz sentir bem

Estudos demonstraram que o sorriso libera endorfinas, analgésicos naturais e serotonina. Juntos, esses três neurotransmissores nos fazem sentir bem da cabeça aos pés. Esses produtos químicos naturais não apenas elevam seu humor, mas também relaxam seu corpo e reduzem a dor física.

Sorrir é uma droga natural.

8. Sorrir faz você parecer mais jovem

Sorrir não apenas pode torná-lo mais atraente, mas também pode fazer você parecer mais jovem. Os músculos que usamos para sorrir também elevam o rosto, fazendo a pessoa parecer mais jovem. Então, em vez de optar por um facelift, tente sorrir durante o dia - você parecerá mais jovem e se sentirá melhor.


9. Sorrir faz você parecer bem sucedido

Estudos mostraram que as pessoas que sorriem regularmente parecem mais confiantes, mais propensas a serem promovidas e mais propensas a serem abordadas. Tente sorrir em reuniões e compromissos de negócios. Você perceberá que as pessoas vão reagir a você de maneira diferente.


10. Sorrir ajuda você a ficar positivo

Tente este teste: Sorria. Agora tente pensar em algo negativo sem perder o sorriso. É difícil, não é?

Mesmo quando um sorriso parece forçado, ele ainda envia ao cérebro e ao restante do corpo a mensagem de que "a vida é boa!"

Fique longe de depressão, estresse e preocupação sorrindo.

***

Artigo originalmente publicado no site Very Well Mind, livremente traduzido e adaptado pela equipe do Instituto Bem do Estar.