Bem-vinda a Ser Mulher - a saúde da mente delas!

Ilustração: Freepik

Ilustração: Freepik

Os múltiplos papéis impostos pela sociedade à nós, mulheres, é um dos principais fatores do adoecimento psicológico. Nós temos a tendência de cuidar do outro com dedicação e, muitas vezes, abnegação. Com isso, acabamos deixando de lado a pessoa mais importante nessas relações: NÓS.

O ideal almejado por muitas, a “mulher-maravilha”, apenas sobrecarrega este ser humano que, como qualquer outro, também precisa de cuidado (dos outros e de si mesma), atenção e espaço para viver a vida plena que ELA - nós - escolher, sem o aval da sociedade.

Com tanta pressão externa, para cumprir os diversos papéis da melhor e mais perfeita ordem, acabamos sendo sufocadas e correndo o risco de desenvolver problemas psicológicos, como ansiedade, transtornos alimentares, depressão e transtornos associados ao ciclo reprodutivo.


A conta está alta

Depressão, ansiedade, sofrimento psicológico, assédio sexual e violência doméstica afetam mais as mulheres do que os homens, no mundo. A prevalência de doenças graves da mente é quase 70% maior nas mulheres do que nos homens. As mulheres têm duas vezes mais chances de serem afetadas pelo Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), depressão e síndrome do pânico, segundo a organização americana Anxiety and Depression Association of America (ADAA). Em relação aos transtornos alimentares, elas têm quase dez vezes mais probabilidade do que os homens de serem afetadas.

Pesquisadores da OMS afirmam que mulheres que foram expostas a abusos sexuais quando crianças, ou a um parceiro violento quando adultas, são diagnosticadas com depressão em uma taxa muito maior. 

Como mudar este cenário?

O subdiagnóstico de doenças da mente continua sendo um problema no setor de saúde. Um grande passo para melhorar o diagnóstico e  tratamento das condições de saúde da mente, em nós, mulheres, está na educação: fornecendo informações de qualidade sobre os transtornos e os tratamentos, que devem ser buscados, além de ações de autocuidado, que podem ser tomadas,  para prevenir e diminuir a incidência dos diversos transtornos, é primordial.

Os números compilados pela OMS indicam que o tratamento de mulheres com depressão “contribuiria significativamente”, para aliviar o impacto mundial das deficiências causadas por distúrbios psicológicos. 

Para evitar o sofrimento psíquico, é necessário separar momentos para observar os sentimentos, emoções e pensamentos,  que estão dentro de você. Com isso, você terá a oportunidade de se conhecer melhor e descobrir a sua essência, o que a move, o que a faz despertar toda manhã e, assim, ser a mulher que VOCÊ quiser.

Ser Mulher - a saúde da mente delas

A campanha “Ser Mulher - a saúde da mente delas” vem para abrir espaços de conversa e reflexão sobre a mulher e as questões que envolvem a saúde da mente dela. Por meio de conteúdo diverso, produzido por especialistas multidisciplinares, entrevistas com mulheres plurais, em diferentes plataformas, queremos provocar você a refletir, desafiando-a a mudar o seu comportamento em relação à saúde da mente. 

Esperamos que a campanha possa ajudá-la a iniciar esta jornada de autoconhecimento e autocuidado. Por isso, te convidamos a se inspirar, refletir, transformar e colaborar para a mudança do cenário da saúde da mente das mulheres.

Feliz dia da Mulher, Feliz mês da Mulher, Feliz era da Mulher!

Bem-vinda a Ser Mulher!


Abraços,

Isabel e Milena

Fundadoras do Instituto Bem do Estar