Cozinha Consciente: Teobromina e a estimulação neural
Foto: Tetiana Bykovets / Unsplash
Chegou a hora da nossa Cozinha Consciente com a nutri Camila Kneip (@testeiveggie).
⠀
🔊Hoje ela traz uma dica que melhora o humor e a cognição.
⠀
Teobromina é um alcaloide, da mesma família da cafeína, que atua como estimulante cerebral. Apesar de ter propriedades similares à cafeína, a teobromina, diferente dela, não afeta o sistema nervoso central de forma negativa. Ela causa efeitos estimulatórios mais suaves, diminuindo os efeitos colaterais como insônia e tremores. A teobromina leva ao aumento da atividade neural, melhorando o humor e a cognição.
⠀
Onde encontrar?
👉🏼Cacau (nibs de cacau, cacau em pó ou chocolate amargo)
👉🏼Semente do guaraná
⠀
Bora incluir esses alimentos no dia-a-dia?
***
Camila Kneip
Nutricionista, pós graduada em gestão pública. 10 anos de experiência em educação nutricional e advocacy no terceiro setor. Criativa e observadora, acredito nas conexões, na empatia e no amor, e numa sociedade mais sustentável e consciente.
Neste artigo especial de Janeiro Branco, Carol Rahal articula psicologia, neurociência e arte para refletir sobre o papel da expressão artística no desenvolvimento socioemocional e na saúde mental. Uma leitura necessária para quem acredita em cuidado com profundidade.
Artigo de Sandra Marcondes sobre exaustão emocional, dificuldade de dizer não e a importância dos limites para a saúde mental.
Quando falamos sobre produtividade, retenção de talentos e desempenho profissional, muitas vezes olhamos apenas para metas, processos e indicadores. Mas existe um fator silencioso que impacta tudo isso de forma profunda: o bem-estar emocional das pessoas.
Inspirado no TED da Dani Cais, o artigo reflete sobre habilidades relacionais, empatia e sua importância para a saúde mental e o bem-estar.
Existem histórias que começam antes mesmo do primeiro encontro. Histórias que se escrevem nas faltas, nos vazios, nas tentativas de se reconstruir depois do amor que não deu certo. Estar à Procura é sobre isso: relatos de quem, de uma maneira ou de outra, busca aquela parte que está faltando — e tenta preencher o vazio que machuca.
Falar alivia, ser ouvido transforma e ouvir fortalece. Foi com essa essência que o Instituto Bem do Estar realizou, ao longo de 2025, quatro edições do projeto Estar na Escuta levando acolhimento, empatia e escuta ativa para as ruas de São Paulo.
Faça parte desse movimento.
Doe R$ 15 por mês e ajude a sustentar iniciativas que fomentam diálogos, inspiram práticas saudáveis e fortalecem nossa cultura do cuidar.
Na nova página do Estar na Pele, Letícia revisita um ano de mudanças — externas e internas — e a forma como tem aprendido a conviver com a ansiedade, a depressão e consigo mesma. Um relato breve sobre coragem, processo e transformação.
Confundir cuidado com controle, presença com posse, é um caminho perigoso — tanto para quem ama quanto para quem é amado.
Nutricionista, pós graduada em gestão pública. 10 anos de experiência em educação nutricional e advocacy no terceiro setor. Criativa e observadora, acredito nas conexões, na empatia e no amor, e numa sociedade mais sustentável e consciente.
Janeiro Branco convida a sair do piloto automático. Artigo de Crys Feijes sobre pequenos gestos que ampliam presença e cuidado emocional.