Cozinha Consciente: Teobromina e a estimulação neural
Foto: Tetiana Bykovets / Unsplash
Chegou a hora da nossa Cozinha Consciente com a nutri Camila Kneip (@testeiveggie).
⠀
🔊Hoje ela traz uma dica que melhora o humor e a cognição.
⠀
Teobromina é um alcaloide, da mesma família da cafeína, que atua como estimulante cerebral. Apesar de ter propriedades similares à cafeína, a teobromina, diferente dela, não afeta o sistema nervoso central de forma negativa. Ela causa efeitos estimulatórios mais suaves, diminuindo os efeitos colaterais como insônia e tremores. A teobromina leva ao aumento da atividade neural, melhorando o humor e a cognição.
⠀
Onde encontrar?
👉🏼Cacau (nibs de cacau, cacau em pó ou chocolate amargo)
👉🏼Semente do guaraná
⠀
Bora incluir esses alimentos no dia-a-dia?
***
Camila Kneip
Nutricionista, pós graduada em gestão pública. 10 anos de experiência em educação nutricional e advocacy no terceiro setor. Criativa e observadora, acredito nas conexões, na empatia e no amor, e numa sociedade mais sustentável e consciente.
Falar alivia, ser ouvido transforma e ouvir fortalece. Foi com essa essência que o Instituto Bem do Estar realizou, ao longo de 2025, quatro edições do projeto Estar na Escuta levando acolhimento, empatia e escuta ativa para as ruas de São Paulo.
Faça parte desse movimento.
Doe R$ 15 por mês e ajude a sustentar iniciativas que fomentam diálogos, inspiram práticas saudáveis e fortalecem nossa cultura do cuidar.
Na nova página do Estar na Pele, Letícia revisita um ano de mudanças — externas e internas — e a forma como tem aprendido a conviver com a ansiedade, a depressão e consigo mesma. Um relato breve sobre coragem, processo e transformação.
Confundir cuidado com controle, presença com posse, é um caminho perigoso — tanto para quem ama quanto para quem é amado.
A estreia do documentário “Terceirão – Um ano, quatro vidas”, uma produção da Rede Globo com direção de Eliane Scardovelli e Caio Cavechini, convida o público a mergulhar em um retrato sensível e realista da juventude brasileira em um dos períodos mais intensos da vida escolar: o último ano do Ensino Médio.
Esse trabalho culminou em 1º de setembro, em Brasília, em um seminário que consolidou as recomendações para a VI Conferência Regional de Desenvolvimento Social, organizada pela CEPAL.
A carta de gratidão é mais do que um exercício: é uma ferramenta de autocuidado e conexão emocional.
Falar sobre violência psicológica ainda é difícil. Talvez porque, ao contrário da violência física, ela não deixe roxos, cortes ou ossos quebrados — ela corrói por dentro. Silenciosa. Disfarçada. E, por isso, tão perigosa.
As situações e causas pelas quais alguém desiste da própria vida são diversas, mas tenho três que jamais esquecerei.
Nutricionista, pós graduada em gestão pública. 10 anos de experiência em educação nutricional e advocacy no terceiro setor. Criativa e observadora, acredito nas conexões, na empatia e no amor, e numa sociedade mais sustentável e consciente.
Existem histórias que começam antes mesmo do primeiro encontro. Histórias que se escrevem nas faltas, nos vazios, nas tentativas de se reconstruir depois do amor que não deu certo. Estar à Procura é sobre isso: relatos de quem, de uma maneira ou de outra, busca aquela parte que está faltando — e tenta preencher o vazio que machuca.