10 coisas que você pode fazer pela saúde da sua mente

Tente estas dicas para manter o equilíbrio ou se reequilibrar:

1. Valorize-se

Trate-se com bondade e respeito e evite a autocrítica. Arranje tempo para seus hobbies e projetos favoritos ou amplie seus horizontes - faça palavras cruzadas diárias, plante um jardim, faça aulas de dança, aprenda a tocar um instrumento ou torne-se fluente em outro idioma.

Foto: Ivana Cajina / Unsplash

Foto: Ivana Cajina / Unsplash

2. Cuide do seu corpo:

Cuidar de si mesmo fisicamente pode melhorar sua saúde mental. 

  • Coma refeições nutritivas

  • Evite cigarros

  • Beba bastante água

  • Exercite-se, pois ajuda a diminuir a depressão e a ansiedade e melhorar o humor

  • Durma o suficiente (Pesquisadores acreditam que a falta de sono contribui para uma alta taxa de depressão em estudantes universitários).


3. Cerque-se de boas pessoas:

Pessoas com fortes ligações familiares ou sociais são geralmente mais saudáveis do que aquelas que não têm uma rede de apoio. Faça planos com familiares e amigos que o apoiam ou procure atividades em que você possa conhecer novas pessoas, como um clube, classe ou grupo de apoio.


4. Doe-se:

Ofereça seu tempo e energia para ajudar alguém. Você se sentirá bem ao fazer algo tangível para ajudar alguém em necessidade - e é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas. 


5. Aprenda a lidar com o estresse:

Goste ou não, o estresse faz parte da vida. Pratique boas habilidades de enfrentamento: pratique Tai Chi, faça um passeio pela natureza, brinque com seu animal de estimação ou tente escrever um diário como redutor de estresse. Além disso, lembre-se de sorrir e ver o humor da vida. A pesquisa mostra que o riso pode aumentar o sistema imunológico, aliviar a dor, relaxar o corpo e reduzir o estresse.

6. Tranquilize sua mente:

Tente meditar, praticar atenção plena e/ou fazer uma oração. Exercícios de relaxamento e oração podem melhorar seu estado de espírito e visão de vida. De fato, pesquisas mostram que a meditação pode ajudá-lo a se sentir calmo e aumentar os efeitos da terapia.


7. Estabeleça metas realistas:

Decida o que você deseja alcançar academicamente, profissionalmente e pessoalmente e anote as etapas necessárias para atingir seus objetivos. Mire alto, mas seja realista e não exagere. Você desfrutará de um tremendo senso de realização e valor próprio à medida que avança em direção ao seu objetivo. 


8. Quebre a monotonia:

Embora nossas rotinas nos tornem mais eficientes e aprimorem nossos sentimentos de segurança, uma pequena mudança de ritmo pode animar uma programação tediosa. Altere sua rota de corrida, planeje uma viagem, faça uma caminhada em um parque diferente, pendure algumas fotos novas ou experimente um novo restaurante. 


9. Evite álcool e outras drogas:

Mantenha o uso de álcool no mínimo e evite outras drogas. Às vezes, as pessoas usam álcool e outras drogas para se "automedicar", mas, na realidade, essas drogas apenas agravam os problemas.


10. Obtenha ajuda quando precisar:

Buscar ajuda é um sinal de força - não uma fraqueza. E é importante lembrar que o tratamento é eficaz. As pessoas que recebem os cuidados adequados podem se recuperar de problemas de saúde da mente e vícios e levar uma vida plena e gratificante. 



***

Artigo originalmente publicado no site da Universidade de Michigan (EUA) livremente traduzido e adaptado pela equipe do Bem do Estar.