Como a música pode diminuir o estresse e auxiliar no tratamento da ansiedade e depressão

O que podemos aprender com os filósofos antigos e com a ciência sobre o poder curativo da música e como isso pode nos ajudar nesse momento.

Desde a antiguidade, a música tem sido usada para melhorar nossas saúde da mente e física. O filósofo e matemático grego, Pitágoras, acreditava firmemente no poder curativo da música, enquanto o médico e enciclopedista romano, Celsius, afirmava que ela deveria ser usada para animar e acalmar pacientes. Durante a peste bubônica, a música foi prescrita por médicos para fins de saúde. E, durante a pandemia do coronavírus, a música – não importa o tipo – pode desempenhar um papel importante na melhora do humor e diminuição do estresse.

Foto: Elice Moore / Unsplash

Foto: Elice Moore / Unsplash

“Historicamente, acreditava-se que a música tivesse propriedades especiais relacionadas à capacidade de equilibrar o corpo”, segundo Simon Durrant, Ph.D., D.Phil., Diretor de Pesquisa da Universidade de Psicologia do Reino Unido. A música também era vista como um apoio para manter uma atitude mental positiva.

Os antigos estavam certos. Há evidências científicas de que a música pode influenciar na maneira como nos sentimos, diz Durrant: “Assim como regulamos nossa temperatura corporal, também precisamos de algo para regular nosso humor e, a música é a ferramenta chave para isso.” Ele ressalta que ouvir música pode ajudar a diminuir a ansiedade e ativar áreas do cérebro envolvidas com a regulação da emoção.

Um estudo descobriu que ouvir música uma vez por semana diminui os sintomas da depressão em menos de um mês. E existe uma amostra evidente, pontua Durrant, de que a música tem um impacto positivo em nosso sistema imunológico.

Dados os incontestáveis benefícios terapêuticos da música, separar um momento para escutá-la pode ser especialmente útil nesse momento de pandemia. A BBC retransmitiu recentemente a épica canção de ninar de 8 horas (Sleep, 2015) do famoso compositor Mark Richter. A música pode ser ouvida no Spotify ou Apple Music.

“Eu escrevi Sleep como um convite para uma pausa em nossas vidas corridas – Eu senti que estávamos recebendo uma grande quantidade de informação,diz Richter. “Agora, nesses momentos turbulentos e difíceis, nós temos um obstáculo em nossas vidas normais. E eu espero que Sleep possa trazer um pouco de tranquilidade nesse momento de ansiedade.”

Essa é uma fase em que as pessoas podem se concentrar no que realmente importa para elas, afirma Richter. “Nós podemos focar em coisas grandes – família, amor, criatividade – enquanto perguntamos: para que serve tudo isso? Toda a criatividade pode realmente nos ajudar com essas grandes questões em nossos relacionamentos.

Enquanto você pondera sobre essas questões e analisa o estresse e a incerteza de nossos tempos desafiadores, aqui estão algumas formas pelas quais a música pode ajudar e inspirar você começar a ouvir.

Ouça músicas lentas para se acalmar

Se você está se sentindo ansioso, uma música lenta, calma e instrumental, como Mozart ou New age, pode te ajudar a diminuir o estresse, diz Durrant.

Ouça músicas animadas para ganhar mais energia

A música tem um impacto direto em sua frequência cardíaca, diz Durrant. Músicas mais animadas, que tendem a ser mais rápidas e mais altas, aceleram as taxas de frequências cardíaca e respiratória “É um modo eficiente de bombear o sangue,” diz ele. “Para fazer seus exercícios diários, ouça músicas dançantes e tenha sua festa particular.”

Ouça suas músicas favoritas quando se sentir sozinho

A música pode ser uma grande distração durante as preocupações, explica Durrant. Se você estiver isolado e sozinho, a música pode quebrar o silêncio, que muitas vezes pode oprimir algumas pessoas. “Isso deve ser feito com músicas que você gosta, caso contrário, só lhe fará se sentir pior,” ele diz. “Toque a música com o propósito de alcançar o humor que você deseja.”

Ouça músicas relaxantes na hora de dormir

Um estudo feito por Durrant, em 2018, mostrou que a música pode ajudar pessoas de todas as idades a terem melhores noites de sono. Isso é ainda mais importante no período da pandemia do coronavírus, onde os pensamentos acelerados são comuns. No estudo de Durant, feito também com Bach e Chopin, os participantes relataram que Ed Sheeran e Coldplay os ajudaram a dormir, no entanto, músicas líricas funcionaram melhor. Durrant afirma que escutar o que você gosta é o mais importante. Quando estiver na cama, ponha um cronômetro e programe a música para tocar por 30 minutos, para não atrapalhar o seu descanso.

***

Artigo originalmente publicado no site Thrive Global livremente traduzido e adaptado por Maira Cruz.