Hábitos saudáveis para o bem-estar emocional
É importante reconhecer quando alguém está passando por um sofrimento emocional, mas, tão importante quanto, é aprender hábitos básicos que nos mantenham emocionalmente saudáveis.
Quais são os hábitos saudáveis para o bem-estar emocional?
São hábitos que todos podemos aprender – hábitos que permitem a cada um de nós identificar o que funciona para si e praticar.
Cuide de você
Coma, durma e seja ativo. Não costumamos pensar sobre a importância dessas atividades básicas para nossa saúde da mente – mas elas são indispensáveis
Dê atenção à sua saúde da mente e a de seus familiares e amigos
Fazemos diversos exames para verificar nossa saúde física. Vamos ao dentista para cuidar dos dentes e até levamos nossos carros para fazer revisões e consertos. É, está na hora de assumirmos a responsabilidade e darmos atenção para o nosso bem-estar emocional. Converse com seu médico, um conselheiro, um líder comunitário ou religioso e, também, sua família e amigos para ter certeza de que você – e aqueles que você ama – estão bem emocionalmente.
Envolva-se e conecte-se com sabedoria
Preste atenção aos seus relacionamentos. Não podemos ser saudáveis se nossos relacionamentos não forem.
Relaxe
Aprenda maneiras de reduzir o estresse – e pratique atividades que funcionam para você, como: meditar, correr, tricotar, dançar, cantar, escrever, amar…
Conheça os cinco sinais do sofrimento emocional
Os cinco sinais são: mudança de personalidade, irritação, isolamento social, diminuição dos cuidados pessoais e desesperança. Alguém pode apresentar um ou mais sinais. Muitas condições podem resultar em sofrimento emocional. Se você identificar algum desses sinais em alguém que você ama, entre em contato e ofereça ajuda.
ALGUÉM EM SUA VIDA ESTÁ SOFRENDO EMOCIONALMENTE, E AGORA?
Conecte-se com ela, estenda a mão, inspire esperança e ofereça ajuda. Demonstre compaixão, carinho e boa vontade de encontrar uma solução quando a pessoa pode não ter a vontade ou motivação para se ajudar. Existem muitos recursos disponíveis em nossas comunidades. Pode levar mais de uma tentativa e você pode precisar contatar outros que compartilham da mesma preocupação com a pessoa que está sofrendo.
Se todos forem mais abertos e honestos sobre nossa saúde da mente e bem-estar, podemos prevenir o sofrimento emocional, e quem precisa receberá o apoio necessário.
Saiba mais sobre a parceria internacional do Bem do Estar com a campanha Change Direction.
Existem histórias que começam antes mesmo do primeiro encontro. Histórias que se escrevem nas faltas, nos vazios, nas tentativas de se reconstruir depois do amor que não deu certo. Estar à Procura é sobre isso: relatos de quem, de uma maneira ou de outra, busca aquela parte que está faltando — e tenta preencher o vazio que machuca.