Cuidando da mente pela arte

Passa ano, entra ano nossa sociedade continua na correria desenfreada do dia a dia. Um rotina maluca que deixa pouco tempo para algo que é extremamente importante - o cuidado com a nossa saúde. Mas o que é saúde? Segundo a OMS,  “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. 

Foto: Francesco La Corte / Unsplash

Foto: Francesco La Corte / Unsplash

O número de casos de depressão no mundo não pára de aumentar. Segundo dados da OMS, 322 milhões  de pessoas vivem com esse transtorno no mundo. No Brasil, a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas, é quase a população da cidade de São Paulo. Vale ressaltar que o Brasil é líder da América Latina em casos de depressão. Já em relação a ansiedade, outro transtorno mental comum no mundo que só cresce também, somos os primeiros no mundo, com mais de 18,6 milhões. Segundo especialistas, problemas socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades são os grandes vilões dessa história. 

Normalmente, só lembramos de cuidar da mente quando ela já está dando sinais físicos, seja uma crise de ansiedade sinalizada por uma falta de ar ou até um falta de energia, e cansaço excessivo, causada por uma depressão. Quando isso acontece é necessário  buscar ajuda de um profissional especializado em transtornos da mente. ENCONTRE APOIO

O melhor caminho para prevenir os transtornos relacionados a mente é incluir pequenos hábitos no seu dia a dia, que ajudam a identificar as emoções e a ter mais controle sobre os pensamentos. Muitas pessoas usam a escrita como ferramenta de autoconhecimento, como o nosso Estar na Pele, outras usam a meditação para se conectar com si mesmo. Uma alternativa para impulsionar a expressão das emoções são atividades criativas por meio da arte, seja dança, música, pintura, escultura, teatro, entre outras.

A arte é uma maneira alternativa  de comunicar algo que não conseguimos colocar em palavras.

A arte tem o poder de comunicar emoções e sentimentos, sem o uso de palavras, espalhando empatia de maneira inconsciente. Segundo estudos, atividades criativas ligadas a arte podem aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e ajudar a combate a depressão. A arte permite uma conexão única, um fio invisível que liga pessoas independente dos costumes, da distância, do tempo. 

Segundo um estudo publicado pelo Journal of Epidemiology and Community Health, fazer arte, seja pintar, escrever, tocar um instrumento, e consumir arte, como ir a uma exposição, está significativamente associada a boa saúde, boa satisfação com a vida, além, de diminuição de ansiedade e depressão em ambos os sexos.

Jim Carrey e a depressão

Em 2017, o famoso ator de Hollywood, Jim Carrey,  lançou um mini-documentário sobre um hobby que o ajudou a sair de uma depressão - a pintura.

O documentário Jim Carrey: I Needed Color, dirigido por David Bushell, que trabalhou com Carrey no filme dramático Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004), mostra como a arte trouxe novas cores para a vida do ator. 

O ator começou a pintar 6 anos antes de fazer o documentário, segundo ele após dedicar um tempo para pensar, durante um dia cinza de inverno de Nova York, chegou a conclusão de que “precisa de cores” (I need color, em inglês) em sua vida. Por meio da arte, ele consegue lidar com os sentimentos de maneira mais consciente e equilibrada. Ele diz que "Você consegue saber o que eu amo pela cor dos quadros. Você consegue saber minha vida pessoal e meu lado sombrio em alguns deles. Você consegue dizer o que eu quero por causa do brilho de alguns quadros".

Eu não sei o que a pintura me ensinou. Eu sei que ela me libertou
— Jim Carrey.