Por que estamos tão cansados?

A estafa mental é algo que surge sem percebermos, aos poucos acaba causando um estrago muitas vezes maior do que o desgaste físico após uma série de exercícios e atividades musculares.

Foto: user2740265 / Freepik

Foto: user2740265 / Freepik

O ano de 2020 foi um exemplo desta afirmação. O distanciamento social, o homeoffice, as tarefas que muitas vezes foram transferidas para serem efetuadas no ambiente domiciliar, o acompanhamento das notícias que nos trouxe informações extremamente negativas da atual realidade vivenciada com a pandemia (imenso número de óbitos, uma economia desacelerada com comércio funcionando de forma escalonada, dificuldades financeiras, desemprego, várias empresas falindo e até mesmo deixando de atuar em território brasileiro... entre outros), em sua maioria ocasionou um intenso processo exaustão mental na população mundial, que muitas vezes passou a depender de auxílios emergenciais do governo e de instituições de apoios filantrópicos.

Estamos cansados, mais que fisicamente, mentalmente.

Cansados de esperar dentro de nossas casas por uma resposta, por uma solução, por uma cura com a tão esperada VACINA contra o COVID-19 Mas estamos perto, cada dia mais perto desta concretização, que no momento se apresenta como a possibilidade mais eficaz para que as pessoas possam ter um convívio social com maior segurança.

Nesta semana o início da vacinação na cidade de São Paulo-SP, apesar das controvérsias e discussões políticas envolvidas, trouxe ampla esperança para o país. A vacinação certamente trará pacificação e equilíbrio na rotina da sociedade. Combaterá não só ao vírus, mas também a esse momento de estafa mental tão presente no cotidiano das pessoas na atual pandemia. Porém, deve-se ressaltar que não será fácil para todos se equilibrarem mentalmente, nunca será tão necessária a presença de terapeutas das mais diversas áreas mentais para apoiar este novo processo de reabilitação mental e social.

Foi cansativo, estressante, desanimador, por momentos era melhor não ligar a TV, ficar longe das notícias. Foi difícil acreditar na terrível realidade vivenciada em cada dia do ano de 2020, muitas vezes nos tornamos desacreditados de qualquer melhoria. Mas essas palavras são para quem está vivo, nesta nova fase da vida do ser humano, em 2021, pós-vacina contra o COVID-19: só podemos agradecer a maravilha de estar vivos na busca de uma melhoria e evolução diárias para com valores e moral, sermos e nos tornarmos realmente Humanos. 

Só podemos agradecer!

***

Carol Roso

Eterna estudante, no momento cursa psicanálise. Desenvolve projetos voltados para o aprimoramento pessoal e interpessoal. Comunicadora formada em relações públicas, dedica-se a entender e auxiliar as pessoas com suas dores e angústias do dia a dia, propondo terapias em grupo e atendimentos individuais.