Os benefícios de limpar a casa para a saúde mental e física

Se você sofre de estresse ou ansiedade, estudos confirmam que uma das melhores formas de combater esses transtornos é pegar o pano e tirar o pó da casa.

Foto: Bench Accounting / Unsplash

Foto: Bench Accounting / Unsplash

Nesta época em que devemos ficar confinados em casa, para evitar o contágio pelo coronavírus, nossa relação com o tempo mudou. Se antes não tínhamos tempo por causa da rotina e das responsabilidades, agora, temos de sobra. Essa quarentena pode trazer transtornos mentais relacionados com ansiedade ou depressão para muitas pessoas, por isso, é importante que nos mantenhamos entretidos e cuidemos de nossa saúde mental.

Limpar a casa é uma das melhores atividades para passar o tempo em nosso lar, e não é só isso, nos ajuda também a nos prevenir de um contágio indesejado. Porém, não é bom exagerar, pois corremos o risco de ficar obcecados e paranoicos, e acharmos que nada está limpo o suficiente.

Em todo o caso, o mais importante é criar uma rotina de limpeza das diferentes partes da casa, para assim, ficar com mais paz e harmonia, e também facilitar a convivência com todos aqueles que estarão conosco nesses dias. Não só o fato de manter tudo em ordem e limpo ajuda a ter a mente mais tranquila, como também todo o processo. Diversos estudos acadêmicos reforçam a capacidade dessa série de tarefas para melhorar a saúde mental.

A Universidade da Califórnia, por exemplo, reuniu trinta casais para analisar seu nível hormonal de acordo com o estado de sua casa. Assim, aqueles que viviam em ambientes sujos e caóticos apresentaram maior índice de cortisol - o hormônio do estresse. A investigação descobriu ainda, que as mulheres se estressavam mais com esse fato do que os homens.

Outro estudo publicado pelo British Journal of Sports Magazine, mostrou que apenas vinte minutos de exercício físico gastos nas tarefas de casa, eram suficientes para reduzir os níveis de estresse. Resultados que concordam com outra pesquisa feita por um órgão de saúde escocês, que mostrou que 3.000 das pessoas consultadas reconheceram que a limpeza doméstica era uma de suas atividades preferidas para reduzir a ansiedade.

Se você se dedica 20 minutos a limpar a sua casa, pode reduzir consideravelmente os sintomas de ansiedade e depressão.
— Revista The Way Pointe (revista que divulgou o estudo)

Algumas das atividades que requerem mais esforços, como por exemplo, esfregar o piso com as mãos, pode eliminar os sentimentos negativos graças às calorias queimadas no processo. Obviamente, se ficamos deitados a maior parte do dia, corremos maior risco de sofrer episódios de ansiedade já que o corpo necessita estar ativo e em movimento.

Desta forma, saúde mental e física são favorecidas. Outra pesquisa feita pelo Departamento de Atividade Física de Indiana monitorou o impacto que uma casa limpa tem no estado mental de um grupo de pessoas por alguns dias. Os pesquisadores descobriram que um ambiente pessoal limpo e organizado está relacionado à alta possibilidade de sair para praticar exercícios regularmente. Nesses dias de quarentena, é possível treinar sem sair de casa.

Outro benefício de manter a casa limpa é que haverá menos partículas de poeira no ar, o que lhe protegerá de agentes tóxicos que possam agredir seu organismo, e também pode melhorar sua imunidade caso você tenha algum tipo de doença respiratória, como asma. Por isso, nesses tempos incertos que não sabemos quando voltaremos à nossa vida de antes, dedique-se a organizar e limpar sua casa. E, no final do dia, aproveite seu lar, que em situações normais, dificilmente você teria tempo de aproveitar, apenas chegaria e dormiria.

Sua saúde, física e mental, agradecerá.

***

Artigo originalmente publicado no site El Confidencial livremente traduzido e adaptado por Maira Cruz.